Baião - Curiosidades
BAIÃO
Dança popular muito preferida durante o século XIX no nordeste do
Brasil. Falando sobre as danças, escreveu Rodrigues de Carvalho: "No norte do
Brasil: a ciranda, São Gonçalo, maracatu, rolinha-doce-doce, o baião, que é o
mais comum entre a canalha, e toma diversas modalidades coreográficas"
(Cancioneiro do Norte 71, segunda edição, Paraíba do Norte, 1928). O mesmo que
baiano (ver Baiano). O mesmo que rojão. Pequeno trecho musical executado pelas
violas nos intervalos do canto no desafio (Luís da Câmara Cascudo, Vaqueiros e
Cantadores, 143-144). Ver Rojão. A partir de 1946 o grande sanfoneiro
pernambucano Luiz Gonzaga divulgou pelas estações de rádio do Rio de Janeiro o
baião, modificando-o com a inconsciente influência do local dos sambas e das
congas cubanas. O baião vitorioso em todo ao Brasil, conserva células rítmicas e
a melódicas, visíveis de cocos, a rítmica (de percussão) com a unidade de
compasso exclusivamente par. O maestro Guerra Peixe registrou como
características melódicas: Escala de dó a dó - a) todos os graus naturais; b)
com o sétimo grau abaixado (si bemol); c) com o quarto grau aumentado (fá
sustenido); d) com qualquer mistura de dois dos modos anteriores, ou mesmo os
três; e) algumas vezes em modo menor clássico europeu; f) raramente no modo
menor, com o sexto grau maior. E os ritmos melódicos: semicolcheia, colcheia,
semínima e mínima prolongada em compasso de dois por quatro. Harmônicas: emprego
dos acordes de, em modo maior: a) I, V, IV graus, em ordem variável; b) I, II
graus, com a terceira do acorde alterada ( fá sustenido); modo menor, I, IV
grau, com a terceira alterada ( fá sustenido). Esses baiões eram executados nas
sanfonas do sertão. Hoje estão orquestrados e tornados indispensáveis,
contra-atacando o domínio do bolero, que recua. Ver Desafio, Xaxado e
Rojão.
CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro.
Coleção Terra Brasilis. Rio de Janeiro. Ediouro, 1972. 128p.
http://www.revivendomusicas.com.br/
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