27.1.12

Centro Cultural Correios apresenta o Selo Instrumental


De 26 a 29 de janeiro, o Centro Cultural Correios será palco do SELO INSTRUMENTAL BRASIL, que agora volta em novo formato, trazendo músicos de outras cidadesbrasileiras.
O SELO INSTRUMENTAL BRASIL irá reunir importantes nomes do cenário musical nacional com o objetivo de promover o encontro do público com o melhor da música instrumental brasileira.
Idealizado pela Associação Cultural Mundo Brasil em conjunto com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o SELO INSTRUMENTAL BRASIL, promove encontros entre alguns dos mais importantes instrumentistas brasileiros - agora privilegiando músicos de fora do estado do Rio de Janeiro -, onde anfitriões e convidados, cada qual com seu estilo próprio, apresentam a diversidade musical do país.
Neste novo formato, o festival convida músicos de São Paulo (o acordeonista Toninho Ferragutti) e de Minas Gerais (o saxofonista Nivaldo Ornelas), além do mestre do trombone Raul de Souza, radicado há anos na França e estrela do cenário jazzístico internacional e do guitarrista Hélio Delmiro, apontado por Sarah Vaughan como o melhor do mundo em seu instrumento.
Como anfitriões, outros grandes músicos: o pianista Leandro Braga, o saxofonista Eduardo Neves, o choro contemporâneo do grupo Nó em Pingo D’Água e o lendário trio Azymuth, banda ícone da fusão entre samba, jazz e funk desde os anos 70.
Jornal  do  Brasil

23.1.12

Projeto Guri abre matriculas para crianças e jovens no dia 30


Música

 A música é um dom que desperta sentimento e traz paz para muitas pessoas. Com o Projeto Guri de Tupã, interessados em aprender um instrumento e teoria musical podem se preparar para o início das matrículas na sede do projeto. As inscrições poderão ser feitas, nesta nova etapa, no período que vai do próximo dia 30, segunda-feira que vem, ao dia 10 de fevereiro, por crianças e jovens com idades entre 8 a 17 anos, que queiram ingressar nas novas turmas do primeiro semestre de 2012. Para participar, os interessados precisam estar matriculados em qualquer instituição de ensino.
O projeto oferece, aproximadamente, 14 cursos, entre eles estão: canto coral, percussão, violino, contrabaixo, viola caipira, violão, cavaco, guitarra, teclado, saxofone, trompete, flauta transversal, clarinete e eufônio (bombardino). Todos os cursos são gratuitos e não há necessidade de seleção.
Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Educação, na Avenida dos Universitários, 145, onde funciona o polo do projeto, acompanhado por um dos pais ou responsáveis. O horário de funcionamento é de segunda e quarta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas; e de terça, quarta e sexta-feira, das 13 às 17 horas. Para efetuar a matrícula é necessário levar os seguintes documentos: 2 fotos ¾, cópias do RG ou CPF do responsável, certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, comprovante de matrícula escolar e comprovante de residência.
Para os alunos já matriculados, as aulas voltam no dia 30 de janeiro. Já as novas turmas iniciarão os estudos no dia 13 de fevereiro. O aluno tem a opção de escolher aulas de um instrumento qualquer e um canto. Os estudos acontecem de segunda a quarta-feira e os horários variam de acordo com o curso.

Projeto Guri
O Projeto Guri de Tupã é um programa da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura. Sob a coordenação de Daniela Aznar Cosine, o projeto socioeducativo oferece, continuamente, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeira, sopro e percussão. São, aproximadamente, 14 cursos na categoria da música onde crianças e jovens que tenham de 8 a 17 anos e sejam estudantes de qualquer instituição de ensino podem participar.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.projetoguri.org.br ou através do telefone da Secretaria da Educação (14) 3404-3550.

http://www.diariotupa.com.br/