Postagens

Mostrando postagens de julho 18, 2010

ENSAIO DA ORQUESTRA-GRAVADO EM CELULAR CIRCULA NA INTERNET

VIDÊO  ENCONTRADO  NO   You-Tube  -  gravação precária  de  Ensaio aberto da Orquestra em   novembro de 2009 - realizada em aparelho celular

Tatuí recebe Rio Cello 2010

Imagem
Conservatório de Tatuí recebe apresentações do Rio International Cello Encounter Parceria com evento realizado no Rio de Janeiro repete-se pelo terceiro ano Pelo terceiro ano consecutivo, o Conservatório de Tatuí receberá apresentações do Rio International Cell Encounter, evento organizado pelo Governo do Rio de Janeiro.     A cidade de Tatuí é a única no Estado de São Paulo a receber apresentações da série, que acontece há 16 anos. O evento tem organização do inglês David Chew, que idealizou o primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo em 1994. Nesse ano, ele teve conhecimento da história vivida por seu colega de instrumento Vedran Smailovic. Integrante da Orquestra da Ópera de Sarajevo, ele testemunhou a morte de 22 pessoas vítimas de uma explosão durante a guerra na Bósnia e decidiu usar sua música em prol da paz, tocando nas ruas de Sarajevo, durante 22 dias seguidos, em homenagem aos mortos. Com o objetivo de promover a integração social no Rio de Janeiro usando a

Música pode ajudar na aprendizagem de línguas estrangeiras

Imagem
Estudo norte-americano aponta que aprender música pode melhorar as habilidades cognitivas Aprender a tocar um instrumento pode mudar o cérebro, de acordo com um artigo científico lançado nos Estados Unidos. E mais: aulas de música podem ajudar a melhorar a fala e a capacidade de se aprender um idioma estrangeiro. Tocar um instrumento pode ajudar a criança a aprender um idioma estrangeiro com mais facilidade Uma pesquisa da Universidade de Northwestern, nos EUA, cruzou estudos que associam o ensaio musical com a aprendizagem, incluindo a melhora de habilidades na linguagem, fala, atenção, memória e até na emoção vocal. A pesquisadora Nina Kraus, que coordenou o estudo, declarou que os dados indicam que as conexões neurais criadas durante aulas de música também preparam o cérebro para todos os aspectos da comunicação humana. “O efeito do ensaio de música mostra que, de forma similar aos benefícios que um exercício traz para o corpo, a música é um recurso que tonifica o cérebr

Duo Assad em única apresentação, dia 5 de Agosto

Imagem
Irmãos são reconhecidos como o melhor duo de violões do país na atualidade O teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo de São Paulo – recebe única apresentação do Duo Assad, na quinta-feira, dia 5 de agosto. O recital dos violonistas Sérgio e Odair Assad, respeitados como os melhores da atualidade, acontecerá a partir das 20h30, com programa que inclui obras de Piazzolla, Scarlatti, Villa-Lobos, Nazareth, Leo Brouwer, Tom Jobim e Gismonti. A noite será aberta com dois movimentos da obra “Suite Troilleana”, de Astor Piazzolla, o segundo maior bandoneonista da Argentina. O Duo Assad apresenta “Bandoneon” e “Zita”, da peça que fez parte da trilha sonora do filme “Lumière” de Jeanne Moreau. A seguir, serão apresentadas as Sonatas k466 e k141, de Domenico Scarlatti, seguidas de “Choro nº 5”, de Heitor Villa-Lobos. Os Choros foram escritos entre 1920 e 1929 e iriam desde o número um até o quatorze se as partituras dos dois últimos não tivessem s

Diversos sotaques de um mutante

Lauro Lisboa Garcia - O Estado de S.Paulo Embora esteja vinculado à ancestralidade da música popular na memória coletiva, o choro é mais do que um estilo clássico, é um mutante. Uma coleção representativa de suas diversas formas de vida começou em 2007 e ganha agora o volume 2. Trata-se do projeto Chorinho do Brasil, com caixas de 5 CDs cada, idealizado por Carlos Alberto Sion, com textos de Henrique Cazes e pesquisa de ambos, experts no assunto. Como no volume 1, o segundo só tem intérpretes e arranjadores de primeira - Severino Araújo, Radamés Gnattali, Ademilde Fonseca, Jacob do Bandolim, Quinteto Villa-Lobos, Altamiro Carrilho, Déo Rian Dominguinhos e Waldir Azevedo, só para citar os mais evidentes. As gravações estão agrupadas tematicamente, o que contribui para dar uma visão mais ampla de cada modalidade ou formação instrumental em que esse estilo se projetou e se modernizou, além do tradicional regional. No entanto, o terreno seguro do clássico acaba prevalecendo sobre grava