Postagens

Mostrando postagens de março 4, 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - HOMENAGEM - MAESTRINA DEBBIE CURTIS

Imagem
Homenageamos  as  MULHERES    com  o video  da  Debbie  Curtis  Radio  Big Band de  Londres -  regida  pela  Maestrina   Debbie  Curtis.

Inscrições para o 19º Festival de MPB estão abertas

A taxa de inscrição é de R$ 30. As inscrições para o 19º Festival de MPB – Painel Instrumental já estão abertas, em Tatuí. O candidato deverá pagar uma taxa de R$ 30 e a ficha de inscrição poderá ser entregue pessoalmente, no Conservatório de Tatuí, pelo correio ou internet. O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis no  site do Conservatório .  O Painel Instrumental é uma das três ações do Festival de MPB. O evento é realizado anualmente e reúne atividades pedagógicas e artísticas voltadas a qualquer interessado (aluno ou não aluno do Conservatório de Tatuí). São oferecidas oficinas, workshops e shows, além de possibilidade de difusão de novos trabalhos. Tendo como professores artistas cujos currículos são respeitados na MPB instrumental, o festival de música instrumental é aguardado por oferecer diferentes possibilidades aos inscritos. Uma delas é a chance de integrar uma série de oficinas voltadas exclusivamente aos que são aprovados em testes prévios. A parti

Música será conteúdo obrigatório na Educação Básica

Imagem
A partir de 2012, todas as escolas serão obrigadas a incluir o ensino de Música em seus currículos. Até lá, a discussão fica centrada na formação dos professores e nos conteúdos que deverão ser trabalhados Mais sobre Música ESPECIAL Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. Por isso, a partir de 2012, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Embora ainda não se saiba se os conteúdos serão trabalhados em uma disciplina específica ou nas aulas de Artes, com professores polivalentes, as escolas devem adaptar seus currículos até o início do ano letivo de 2012. Tocar, ouvir, criar e entender sobre a História da Música são pontos fundamentais de ensino. Para a professora do Depar

Palcos alternativos para orquestras

Imagem
AE - Agência Estado Aos 77 anos, mais de 50 de carreira, o maestro Isaac Karabtchevsky inicia esta temporada ansioso. Para a próxima segunda-feira, quando chegar ao Rio, depois de reger sua Sinfônica de Heliópolis e a Osesp, já tem planos: "Vou do aeroporto direto para o Vivo Rio", diz o diretor artístico e regente titular da Petrobrás Sinfônica (Opes). Mais importante casa da música popular carioca atualmente - lá cantam Chico Buarque, Maria Bethânia, Paulinho da Viola -, o Vivo Rio, que só recebeu orquestras em shows corporativos e já foi criticada no passado pela acústica, foi a melhor opção para o início do ano da Opes. Era isso ou o adiamento da temporada: a orquestra, assim como a Sinfônica Brasileira, ficou sem palco com o fechamento do Municipal (até maio, por conta do desabamento de três prédios vizinhos de um mês atrás) e da Sala Cecília Meireles (até o fim do ano, para ampla reforma). Em construção, há dez anos, para ser a sed

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Imagem
Os benefícios das aulas de música são vistos desde os primeiros anos escolares. A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática. Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar