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Mostrando postagens de julho 19, 2009

IMAGENS DE NOSSA TERRA

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Vista parcial notura da nossa PRAÇA DA BANDEIRA (no canto baixo à direita da foto, temos o Espaço Cultural "Zé Pretinho"

CURIOSIDADES - PIXINGUINHA (MAIS)

"Eu fazia umas bossas, eu era do choro, eu seguia a inspiração".(Pixinguinha falando sobre os seus primeiros improvisos na flauta). Altas horas da noite, voltando de uma apresentação, Pixinguinha foi cercado por três assaltantes. Depois de entregar o dinheiro e explicar que carregava a sua flauta no estojo, ele foi reconhecido pelos criminosos, que, com um pedido de desculpas, devolveram-lhe o dinheiro. Fizeram mais: decidiram escoltá-lo até sua casa. No caminho, porém, o grupo parou numa birosca que abria as portas muito cedo, ainda de madrugada. O inusitado encontro acabou em muito samba e cachaça, por conta – imagina - do cachê que o músico havia recebido anteriormente na noite. Em 1952, na igreja São Geraldo, por ocasião das bodas de prata de Betty e Pixinguinha, quando tudo estava pronto para o início da missa, espalhou-se o comentário de que a organista faltara. Mas a situação foi rapidamente resolvida: o filho, Alfredinho, tomou o lugar ao lado da mãe e Pixinguinha apo

VI FESTIVAL DE MÚSICA NA IBIAPABA - VIÇOSA - CE

Oito dias Serra da Ibiapaba recebe VI Festival de Música Entre os convidados para os shows, se apresentam as bandas cearenses Groovytown, banda Dona Zefinha e a cantora Paula Tesser. Do Rio de Janeiro vêm os grupos instrumentais Trio SambaJazz e Cama de Gato 21 Jul 2009 - 09h47min Pela sexta vez Viçosa do Ceará, na serra da Ibiapaba, vai se transformar em uma verdadeira cidade da música durante o VI Festival Música na Ibiapaba. Durante oito dias, de 25 de julho a 1º de agosto, jovens estudantes de música, instrumentistas, cantores profissionais e apreciadores da boa música brasileira vão conviver com essa arte por toda a cidade. Pela manhã e à tarde, cerca de mil alunos participam de 72 oficinas, ministradas por professores e músicos do Ceará e convidados de outros estados. São aulas de violão, piano, bateria, prática de conjunto, orquestra de acordeãos e percussão, sopro, técnica vocal, harmonia, arranjo, regência, nos níveis médio e avançado. No fim de tarde começam as apresentações

EPOCAS DA HISTORIA MUSICAL BRASILEIRA

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Música 00 No Brasil do começo do século XX, o choro viveu que alguns musicólogos chamam de, a idade de ouro. Isso porque os chorões tocavam sem qualquer compromisso financeiro e, sim, pelo prazer de tocar. Os músicos deste gênero eram, na grande maioria, funcionários públicos, principalmente dos Correios, que toda noite se reuniam na casa de alguém para uma roda de choro que ia noite a fora. Nomes reconhecidos até hoje do choro, como Joaquim Antônio da Silva Calado (1848 – 1880), Viriato Figueira da Silva (1851 – 1883), Quincas Laranjeiras (1873 – 1935) e entre outros participavam destas rodas como instrumentistas e compositores. A primeira música popular originada no Brasil foi o choro, pelo menos é o que a grande maioria dos pesquisadores afirma. Ela é a fusão da música européia, a polca, com a africana, o lundu. A mesma fusão de etnias foi o que deu origem ao Ragtime nos Estados Unidos no final do século XIX. Este gênero teve como principais representantes o Scott Joplin e Bu

ESTUDO MUSICAL - Caprice nº 24 com interpretação de ALISON BALSON !!!

Uma das Obras mais famosas de NICCOLO PAGANINI, interpretada pela incrível Francesa Alison Balson.

IMAGENS DA NOSSA TERRA

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Séde da Câmara Municipal de Tupã

NOSSA GENTE

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INICIAMOS AQUI POSTAGENS DE FOTOS DESCONTRAIDAS DOS ELEMENTOS QUE PARTICIPAM OU QUE Já PARTICIPOU DA NOSSA CORPORAÇÃO. (Destaque: Wagner Roberto, Thiago, Roberto e Gediel

GRANDE ORQUESTRA TABAJARA - HOMENAGEM

ARTIGO

O "Velho" Hino Nestor de Hollanda Cavalcanti Há alguns anos atrás, como é de praxe, antes de um amistoso da seleção brasileira de futebol numa capital nordestina, foram executados os hinos do país adversário e o nacional brasileiro. Um espectador, sorridente e orgulhoso, comentou em bom e alto som, para registro geral: - Este dobrado é bom como o quê! Foi em abril de 1831, quando da abdicação de Pedro I , que o hino composto por Francisco Manuel da Silva (1765-1865) - compositor, regente e professor - teve sua primeira execução. Era o dia 13 do mês e a família imperial estava de partida para Portugal. Na ocasião, a melodia apareceu com letra de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva e continha crítica aos portugueses. Em 1841, na coroação de Pedro II, o mesmo hino foi executado novamente, com uma letra de autor desconhecido, uma adaptação da primeira letra, agora, bajulando o novo imperador. E até a proclamação da República, o hino foi executa