26.7.13

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE TUPÃ



Aconteceu no ultimo sábado (27/7) a II Conferência Municipal de Cultura de Tupã,  com  discução de  eixos  e  ideias,  com  posterior  discução  aprovação  e  escolha  de  Delgados.  Os  trabalhos  foram  dirigidos  pelo  secretário municipal de Cultura  Charles dos Passos  e  pelo  vereador  Luís Carlos Sanches e apoio  do  pessoal  da  Secretaria  de  Cultura  de Tupã.   Muito  proveitosa  as  reuniões  e  resultados.







23.7.13

Sesc Pompeia recebe o grupo de jazz Sun Rooms

JOTABÊ MEDEIROS - Agência Estado

O grupo de jazz Sun Rooms chegou a ser anunciado no ano passado para um show no Sesc Pompeia que foi cancelado por problemas de saúde de um integrante. Assim, levou mais um ano para que o paulistano pudesse finalmente ser apresentado a uma das formações mais modernas do jazz atual. O trio toca na terceira edição do festival Jazz na Fábrica, no Sesc Pompeia, evento que terá ainda as estrelíssimas Cassandra Wilson e McCoy Tyner.

22.7.13

Música: a religião em alta

Pensando em voz alta...

21.julho.2013 16:57:35

Insinua-se, em alguns setores da opinião, uma inquietante prevenção contra a presença pública da religião. Procura-se a defesa de espaços públicos neutros, “laicos”, livres de contaminações religiosas. Encontra-se de tudo: há quem afirme (como presenciei nas redes sociais) que “se o feto tem seus direitos, quero que meu baço também tenha”. Já vi gente – coerente no raciocínio “laico” – que sugeriu arrancar o Corcovado. Outros sugeriram mudar os nomes das estações de metrô de SP: Santa Cruz, São Judas, Conceição, Paraíso, São Joaquim, Sé, Santana, São Bento… Há também quem permita a liberdade religiosa desde que não seja manifestada publicamente. E a sensibilidade “laica” vai mais longe: Lúcia Dahab, professora pública, depois de se converter ao maometanismo, em 1995, foi proibida de usar o véu islâmico. A advogada muçulmana Zoubida Barik, em 2009, foi expulsa do estrado pelo juiz por vestir esse véu. É curioso que, numa sociedade em que cada um se veste como lhe dá na veneta, se espalhe uma ideia que vem a dizer: “Vista-se como quiser, desde que não seja porque o manda sua religião”.

21.7.13

Para quem gosta de música instrumental, Tatuí é destino nos próximos dias

Toninho Ferragutti, Egberto Gismonti, Heraldo do Monte, Banda Mantiqueira e Guinga são alguns dos nomes da programação
Com show de Toninho Ferragutti Quinteto, às 20h30, o Painel Instrumental do Conservatório de Tatuí começa neste domingo (21) e segue até o dia 26 (sexta-feira). O evento reúne nessa edição uma seleção de grandes músicos, dentre eles nomes como Egberto Gismonti, Heraldo do Monte, Banda Mantiqueira e Guinga. Aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocinado pela CCR SPVias, o festival promove, ao longo dos seis dias, aulas técnicas e shows. Enquanto as apresentações musicais são abertas a todo público, as aulas técnicas são voltadas a 150 músicos e estudantes de música inscritos e selecionados por uma comissão.
De acordo com a coordenadora do Painel Instrumental, Érica Masson, o evento é um momento para compartilhar. "É o momento no qual conhecemos e fazemos música com novas pessoas, de todo o Brasil e do mundo; quando temos oportunidade de dividir toda nossa vivência musical com professores, músicos e amigos, absorvendo o maior número de informações possível", defende.