20.6.13

Zimbo Trio abre a programação de festival

ESPETÁCULOS -  Instrumental

(foto: Divulgação)

Um dos grupos brasileiros mais influentes do século XX, o Zimbo Trio, nasceu no auge do movimento de renovação da música brasileira e tem em sua formação, o fundador Amilton Godoy (piano), Percio Sapia (bateria) e Mario Andreotti (contrabaixo acústico).
Com 51 discos gravados e lançados no Brasil e em outros vinte e dois países e com uma carreira internacional muito bem estabelecida desde 1964, o grupo já tocou em mais de quarenta países. O Zimbo Trio é um dos grupos instrumentais mais premiados dessas quatro décadas, tendo em sua galeria muitos prêmios, tais como: Troféu Imprensa, Roquete Pinto, Pinheiro de Ouro, Chico Viola, Índio de Prata, Cândido Mendes, VIIº Prêmio Sharp de Música, Prêmio Tim de Música 2008, categoria Melhor Grupo Instrumental, e em 2012 novamente o Melhor Grupo Instrumental no 23º Prêmio da Música Brasileira já com a nova formação de “Amilton Godoy do Zimbo Trio”.

 

18.6.13

Orquestra mostra música erudita para estudantes

COTIDIANO / CONCERTOS DIDÁTICOS

Orquestra de MT faz apresentações de 18 a 21 de junho, no Cine Teatro

Secom-MT

Orquestra de Mato Grosso se apresenta no Cine Teatro

Estimular o gosto pela música instrumental e despertar o prazer em aprender. Esta tem sido a missão da série de Concertos Didáticos da Orquestra do Estado de Mato Grosso, que em sete temporadas aproximou mais de 160 instituições de ensino de Mato Grosso à música orquestral.
Empenhada na formação de novas plateias, a cada ano, a Orquestra adota um novo tema para a série. Em 2013, Peer Gynt – O imperador de si-mesmo, do dramaturgo Henrik Ibsen, com música incidental do compositor norueguês Edvard Grieg, guiará os concertos. Serão oito apresentações, de 18 a 21 de junho, no Cine Teatro Cuiabá, que atenderão 30 escolas da Nobres, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Cuiabá.
De acordo com Yáskara Balassa, a coordenadora da série, “esta é a primeira vez que estudantes do distrito da Guia e distrito de Aguaçu - ambas comunidades rurais de Cuiabá – e comunidade rural de João Carro, em Chapada, irão prestigiar uma orquestra no teatro”. Ano passado, a série de Concertos Didáticos realizou concertos na zona rural, em palcos organizados nos pátios escolares e quadras esportivas. Na ocasião, a orquesta levou a História do Soldado, do compositor moderno Igor Stravinsky.
Sob a batuta do maestro Murilo Alves, a Orquestra de Mato Grosso assume sua formação sinfônica – com todos os naipes de instrumentos – para apresentar a suíte Peer Gynt No.1, op.46 e Suite Peer Gynt: No.2, op.55 à aproximadamente dez mil jovens estudantes com idade a partir de 14 anos.