21.9.13

Catanduva e Mais Três Cidades Recebem Projeto Instrumental

Quarteto de músicos renomados se apresenta no Teatro Municipal

MÚSICOS renomados se apresentarão no noroeste paulista
MÚSICOS renomados se apresentarão no noroeste paulista
A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo traz para o interior o “Projeto Instrumental Clássico no Estado de São Paulo”, com o intuito de levar música de alta qualidade para as diferentes regiões do Estado, descentralizando o circuito musical deste porte que costuma ser na capital paulista.
As apresentações na região acontecem na próxima semana. A primeira cidade que recebe o projeto é a cidade de Votuporanga, no dia 23, em seguida Araçatuba, no dia 24, em Catanduva, no dia 25 e em Olímpia, no dia 26, todas as apresentações marcadas para às 20 horas. O concerto será apresentado por um quarteto de cordas a nível internacional.
O Regional.Com.Br
http://www.oregional.com.br/




19.9.13

Dicas para os iniciantes no sax

1. Qual sax é o melhor para iniciar o aprendizado?

R: O sax mais usados pelos professores é o Sax Alto,principalmente com as crianças ,já que o sax tenor é pesado .Um iniciante pode começar com qualquer saxofone ,mas é preciso levar em consideração a idade, tamanho,peso e gosto musical do iniciante .

Uma criança de 10 anos de idade não pode tocar um sax tenor, pois a curvatura dos seus dedos não permitirá tocar as notas graves dos instrumentos e atrapalhará as notas agudas. Bem como um senhor com problemas de coluna onde o peso do sax tenor poderá fazer mal ao mesmo, pois uma criança pode ter sua coluna prejudicada com o peso de um sax tenor, pois seus ossos estão em formação. Pode-se dizer que o sax tenor tem uma vazão de ar maior e exige mais do instrumentista na região grave e o pulmão de uma criança tem um reservatório pequeno para isso.

Sendo um adulto ele pode começar com qualquer sax, mas a nossa bicicleta com rodinhas onde conseguimos o melhor equilíbrio no início quanto a sonoridade e afinação é o SAX ALTO, pois o sax soprano embora seja um instrumento mais leve e menor ele exige mais pressão do ar do que um sax alto assim como o oboé que é ainda menor e exige mais pressão, sendo assim tamanho não é documento. Mas o sax alto é um bom começo seja para qualquer idade além de ser o sax mais barato da família dos saxofones.

18.9.13

Mostra da Escola de Música terá apresentações pela capital

Edição terá bate-papos e shows em palcos e acontece do dia 28 deste mês até o dia 06 de outubro

A 4ª edição da Mostra Tom Jobim EMESP, (Escola de Música do Estado de São Paulo), que acontece do próximo dia 28 a 6 de outubro, irá promover apresentações shows em diversos lugares da capital paulista como Auditório Ibirapuera, Memorial da América Latina, Centro Cultural São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Pinacoteca do Estado e EMESP Tom Jobim.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
O evento coloca o aluno como protagonista e ainda dá a oportunidade dele se apresentar com os artistas convidados e vivenciar a rotina de um músico profissional. O público poderá conferir shows com músicos altamente representativos da música instrumental, popular e do jazz.
A abertura terá apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim e seu regente Roberto Sion que irão receber como convidado o pianista, arranjador e compositor Nelson Ayres, umas das personalidades mais importantes da musica instrumental brasileira contemporânea. O espetáculo ainda terá participação de alunos do departamento de jazz da Juilliard School, principal escola de música dos Estados Unidos. Para acessar a programação completa da 4ª edição da Mostra Tom Jobim EMESP basta acessar o site.
Do Portal do Governo do Esta

NOVOS INTEGRANTES NA ORQUESTRA:

Dondinho DONDINHO (João Acelino Barbosa Filho)  é  um  dos  novos  integrantes  do  plantel  de  músicos  da  Orquestra Municipal

que  no  primeiro  ensaio  deste  mes  iniciou  seus  trabalhos  junto  ao  nosso  grupo,

Tecladista  alem  de  farto  conhecimento  musical, extrovertido e capaz;

(Weslley  do  Amaral  Souza)  GUELA  GuelaA

Jovem  promessa  no  trombone  de  vara,  dicípulo  do  band leader Amorim,  tambem  passou  a  integrar  nosso  time  de  músicos  abnegados.

Nossas  saudações   e    de  boas  vindas   aos  novos  companheiros.

Dondinho 1   Galera em AçãoENSAIO 008