4.8.12

Morre maestro Severino Araújo, da Orquestra Tabajara, aos 95 anos


Morreu nesta sexta-feira, 3, o maestro Severino Araújo, vítima de uma insuficiência respiratória, aos 95 anos. O corpo será velado neste sábado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.
Severino dirigiu a Orquestra Tabajara dos 21 aos 90 anos de idade, até ser substituído pelo seu irmão, Jayme Araújo. Em seu comando, a Orquestra tocou com cantores como Ciro Monteiro, Orlando Silva, e Francisco Alves, além de ter feito diversas participações na rádio e na TV. O maestro pernambucano deixa 4 filhos.


Municipal do Rio cancela ópera por falta de verbas


Notícias, Vida Musical
Mais um golpe na temporada lírica brasileira. Depois do Teatro São Pedro que, após a demissão do maestro Julio Medaglia, não confirma a realização da temporada de óperas programada para o segundo semestre, agora é o Municipal do Rio que faz cortes em sua programação. Depoimentos de artistas ligados ao teatro dão conta do cancelamento de “A Viúva Alegre”, que seria apresentada em outubro, foi cancelada e que não está certa a realização de “La Traviata”, atração de dezembro. A justificativa seria o “contingenciamento de verbas” que tem atingido toda a estrutura do governo do Estado do Rio, por conta de “problemas na arrecadação”, o que teria levado também à suspensão de diversos editais na área de cultura. No caso do Municipal, um agravante foi a necessidade de reforma de urgência por conta do desabamento do edifício Liberdade, nos arredores do teatro e seu prédio anexo, no começo do ano, o que adiou em alguns meses o início da temporada.
O  ESTADÃO
http://www.estadao.com.br/

30.7.12

Orquestra Municipal se apresentará duas vezes em agosto: dias 12 e 26


       Música
        A Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” é a mais tradicional corporação musical da região. Tem seu estilo inspirado nas “big band”, famosas bandas americanas de New Orleans.
Atualmente, faz em média duas ou três apresentações mensais para o público tupãense. Os espetáculos acontecem geralmente no Espaço Cultural “José Anselmo Filho - Zé Pretinho” e em outros locais da cidade, geralmente aos domingos. Os ensaios são realizados no mesmo local, toda terça-feira, das 20 às 22 horas.
A orquestra também se apresenta em hospitais psiquiátricos da cidade, como o IPT, Casa da Criança e Dom Bosco. As apresentações acontecem nos dois primeiros domingos de cada mês.

No mês de agosto, a Orquestra Municipal se apresentará em duas ocasiões: no dia 12, um domingo, às 9 horas, no NATI (Núcleo de Apoio à Terceira Idade); e no dia 26, também um domingo, às 14 horas, na Casa dos Velhos.
Atualmente, a Orquestra “Júlio de Castro” é formada por 24 integrantes, que tocam diversos instrumentos musicais. São 4 músicos que tocam trombone, 2 tecladistas, 6 saxofonistas, 4 trompetistas, 1 guitarrista, 1 contrabaixista, 3 bateristas, 2 percussionistas e uma cantora.
A Orquestra Municipal está admitindo músicos para trompete, trombone e saxofone, de qualquer nível ou sexo, para completar e ampliar seu elenco.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3496-7020, falar com “Paulinho”, pelo e-mail orquestramaestrojuliodecastro@gmail.com, ou devem comparecer, para contatos e informações, às terças-feira, às 20 horas, na Praça da Bandeira, mais precisamente no Espaço Cultural “Zé Pretinho”, local onde acontecem os ensaios da orquestra.

A Orquestra Municipal é regida pelo maestro “Paulinho” que começou na banda há 14 anos e está substituindo seu pai, o maestro “Zezinho”, que depois de muitos anos se aposentou

http://www.diariotupa.com.br/

Educação
    O Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo, está com vagas abertas para seus cursos de música na cidade de Tupã.
Para o segundo semestre, serão oferecidas 40 vagas para cursos de instrumentos.
Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos.
Basta que o interessado esteja matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular. As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje e seguem até o preenchimento de todas as vagas.
Vagas

Os interessados devem ficar atentos. As aulas para quem já faz parte do projeto serão iniciadas hoje. Já para os principiantes, as aulas começarão apenas no próximo dia 13 de agosto, uma segunda-feira. 
Vale lembrar que as aulas são realizadas nos períodos da manhã e tarde, de segunda e quarta-feira, em horários variados, conforme o curso.
O projeto oferece para o segundo semestre, portanto, 40 vagas, sendo no período da manhã: 2 para trompete e 6 para percurssão/bateria.
Já no período da tarde são: 8 vagas para viola caipira, 3 para percussão/bateria, uma para violoncelo, 2 para contrabaixo acústico (para crianças acima de 12 anos), 4 para cavaco, 11 para violino e 2 para viola erudita.
Além disso, os alunos podem se inscrever para as aulas de canto coral. Nesta categoria, não existe limite de vagas. Os alunos podem, além de aprender um instrumento, participar, portanto, das aulas de canto.


Matrícula
Vale lembrar que podem participar do projeto crianças e jovens de 8 a 17 anos, que sejam estudantes e estejam devidamente matriculados em redes de ensino. 
Para se inscrever no Projeto Guri, os interessados devem se dirigir diretamente ao polo, localizado na Avenida dos Universitários, 145, no Parque Ipiranga, acompanhados por pais ou responsáveis.
Para efetuar a matrícula é necessário levar os seguintes documentos: 2 fotos ¾, cópias do RG ou CPF do responsável, certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, comprovante de matrícula escolar e comprovante de residência.
O horário de funcionamento é de segunda e quarta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas; e de terça, quarta e sexta-feira, das 13 às 17 horas. O telefone para contato é (14) 3404-3554.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.projetoguri.org.br ou através do telefone da Secretaria Municipal de Educação (14) 3404-3550.


http://www.diariotupa.com.br/