Postagens

Mostrando postagens de abril 18, 2010

UM INSTANTE MAESTRO ...

Imagem
O  MAESTRO  NA  ORQUESTRA Diferentemente da literatura ou da pintura, onde o suporte já está pronto logo que o autor termina a obra para a apreciação pública, a música precisa, assim como o teatro, de uma fase intermediária, que transforma o papel escrito - no caso a partitura - em ação estética. No teatro, existe a facilidade de ser feito num código que a maioria domina, a língua, ainda que as traduções muitas vezes não sejam boas. Mas manifestado, pode ser inteligível a qualquer um. Já a música não partilha deste privilégio, uma vez que pouquíssimos conhecem realmente a linguagem musical escrita, e ela só pode, via de regra, ser apreciada em seu estado actante, em outras palavras, manifestado fisicamente através da produção sonora. Portanto, o leitor deve desconfiar que existe uma ponte entre a partitura - o que está escrito - e o que soa. Se todo o mundo soubesse ler música, talvez esse abismo não existisse, já que também não é necessário que se veja uma peça de teatro montada

ÉPOCAS DA HISTÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Imagem
1960 – O jazz norte-americano sofreu mais alterações, como a redução máxima da melodia, esta se tornou apenas um motivo para os músicos improvisarem. A música atonal e ruptura com rítmica eram algumas características do Free Jazz, que nasceu na década de 60, muito cultuado por um dos maiores músicos da história do gênero: John Coltrane (1926 – 1967). 1960 - No Brasil, a televisão já estava bem mais estabelecida, tanto que estabeleceu uma aliança com a música, que resultou na realização de diversos festivais, onde marcaram a história de ambas. 1962 – Vinícius de Moraes e Tom Jobim compuseram uma das músicas mais conhecidas da bossa nova: Garota de Ipanema. 1964 – Ary Barroso faleceu de cirrose hepática. O compositor sofria da doença há vários anos, sendo internado a cada crise. No mesmo ano, estreou na TV Record o programa “O Fino da Bossa” com apresentação de Elis Regina e Jair Rodrigues. A direção do programa era de Manoel Carlos, Raul Duarte, Tuta Machado de Carvalho e Nilton Tr

TODO DIA ERA DIA DE INDIO ... AGORA ELE SÓ TEM O DIA 19 DE ABRIL ... Jorge Ben - Curumim Chama Cunhatã

           NOSSA  LEMBRANÇA  E  HOMENAGEM  AOS  IRMÃOS  DA  TERRA!

SEMANA DO INDIO EM TUPÃ A ORQUESTRA MAESTRO JULIO DE CASTRO ESTAVA LÁ...

Imagem
Estivemos presentes nas festividades da Semana do Indio no Espaço Cultural no Sabado 17/04

Banda Rivotrill se apresenta no Teatro Achieta em SP

ROGER MARZOCHI - Agência Estado "A impressão que dá é como se a percussão fizesse a harmonia e os instrumentos de harmonia, o ritmo." Parece coisa de maluco, mas essa é a sensação que muitas vezes tem no palco o músico Eluizo Júnior, da banda pernambucana Rivotrill, que se apresenta na segunda-feira no Teatro Anchieta, em São Paulo. Para ele, isso não é uma maluquice qualquer, uma vez que é a percussão que cria o ambiente para a música contagiante da banda, que mescla ritmos nordestinos e afro ao jazz, ao rock progressivo e à música erudita. Será a terceira atração do Sesc Instrumental Brasil, que já levou ao palco Pepeu Gomes, a big band Bissamblazz e, no dia 26, trará o mestre do choro Altamiro Carrilho. A banda apresentará músicas do "Curva de Vento", disco de estreia gravado em 2007, mesmo ano em que a banda fez sucesso no carnaval polifônico RecBeat, em Recife, no primeiro show da banda. "A música da gente é feita como se fossem pequenos contos",

CORETO PAULISTA - Agora Vai !...

Imagem
Governo  do Estado de São Paulo reestrutura  ideia  para  resgatar e fomentar a tradição das Bandas nas comunidades e  Cidades do estado Paulista.   Nossa  Orquestra  já se movimenta, e em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo por sua Diretora  Marcia Buono promovem inscrições e participações no  bem  elaborado Projeto coordenado pelo Conservatório de Tatuí. Uma tradição Brasileira  Antes, bem antes da existência de nossos conservatórios, eram as bandas que formavam os músicos no Estado. Os coretos, onde elas se apresentavam, eram pontos de encontro e lazer da população nas cidades do interior, onde existem, até hoje, bandas centenárias, ainda dos tempos da imigração italiana. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo conta com instrumentistas de sopro que foram formados nas bandas e se orgulham muito disto. As bandas fazem parte de nossa cultura musical e teimam em sobreviver neste mundo globalizado, tocando música de compositores brasileiros. O Coreto Paulista quer