25.9.13

Aprovada PEC que desonera CDs de artistas brasileiros

DÉBORA ÁLVARES - Agência Estado

Mesmo com a reclamação da bancada amazonense, os senadores aprovaram nesta terça-feira, 24, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que isenta de impostos os CDs e DVDs com obras de artistas brasileiros. Apesar das resistências de quem alega prejuízo à Zona Franca de Manaus, a vontade dos artistas presentes no Plenário prevaleceu entre os senadores. A matéria será promulgada na próxima terça-feira, 1ª, sugestão da ministra da Cultura, Marta Suplicy, que acompanhou parte da votação sentada ao lado do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e outra parte, entre os demais senadores.

O líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), foi um dos principais opositores à proposta e acusou os demais colegas de se deixar influenciar pela presença dos artistas que tomaram a tribuna de honra do plenário. "É um claro lobby de empresários usando artistas. Porque hoje em dia, artista não ganha dinheiro com venda de CD, mas com shows."

22.9.13

Springsteen toca disco clássico inteiro

Jotabê Medeiros

“Vocês estão sentindo o astral?”, perguntou Bruce Springsteen para a plateia, enquanto a banda iniciava a marcação de Spirit in the Night. “Can you feel the spirit?”. Provavelmente até em Conceição do Mato Dentro o astral estava se fazendo sentir. Um show histórico do Boss no Rock in Rio esta noite.

Bruce Springsteen não escolheu cantar na abertura Sociedade Alternativa, de Raul Seixas, à toa: Raul foi um outsider no sentido mais amplo da palavra, um artista que fez seu caminho à margem da aceitação, com enorme capacidade para dizer não, de não se curvar a um impulso comercial. O simbolismo contido na música, que parecia destinada a fazer sentido apenas para um universo bicho-grilo, subitamente ganhou urgência e peso na voz e na banda de Springsteen.

Bruce tem voz de negão, tem porte de operário, tem gestos de operário, de tratorista ou estivador. Ele conserva esses símbolos de sua origem como algo precioso, a camisa enrolada até o braço musculoso. O suor é obrigatório, e quando a TV mostra sua mão suando em bicas enquanto sola a guitarra está evidenciado o esforço: Bruce crê no lema do homem que conquista com o esforço, a luta pessoal.