31.5.13

VI Festival Internacional de Araxá apresenta programação musical diversificada em estilos e artistas


Mississipi Jazz Band marca presença no Festival

A 6ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá, que será realizada entre os dias 6 e 9 de junho, trará para a cidade mineira uma programação musical variada e inesquecível. Os destaques são as músicas instrumentais, nacionais e internacionais. O Festival de Araxá é realizado na Fundação Cultural Calmon Barreto (praça Arthur Bernardes, 10) e, desde a edição de 2012, vem valorizando ainda mais a alta gastronomia e a música instrumental, principalmente o jazz, blues e choro, além da bossa, MPB e música popular internacional. Desde a primeira edição, a programação musical recebeu uma atenção especial e a participação de artistas de padrão internacional foi crescendo. Nesta sexta edição, não poderia ser diferente.

 

30.5.13

Concerto aos Domingos aprensenta A La Sax Quarteto

O Concerto aos Domingos apresenta o grupo A La Sax Quarteto no primeiro domingo (2) do mês de junho, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Ihgal). A apresentação terá início às 10h, com entrada gratuita.

Músicas eruditas e folclóricas, com um toque de originalidade, farão parte do repertório, como composições de Pixinguinha, Tchaikovsk, entre outros gênios da música.

Idealizado pelo professor e maestro Almir Medeiros, que também integra o grupo, o A La Sax Quarteto é composto pelos instrumentistas alagoanos Aldo Nicolau, no sax alto e flauta, Elizaubo Wandemberguer, no sax tenor e clarinete, e Eli Rodrigues, no sax barítono.

O quarteto começou com o propósito de incentivar os alunos do curso básico de Música do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Marechal Deodoro a participarem das aulas e revelar seus talentos.

O grupo volta ao Concerto aos Domingos, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, onde fez sua primeira apresentação, em 2005. Já participou do 1º Festival de Música Instrumental do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza e do projeto MPB Petrobras, além de acompanhar nomes consagrados da música instrumental brasileira como os pianistas Artur Moreira Lima e Nelson Ayres.

O Projeto Concerto aos Domingos é uma iniciativa do Ihgal, com patrocínio exclusivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem como objetivo oferecer ao público a possibilidade de apreciar a música clássica.

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas fica localizado na Rua do Sol, 382, no bairro do Centro. Mais informações pelo telefone (82) 3223-7797.

por Agência Alagoas

AQUI ACONTECE.Com.Br

http://aquiacontece.com.br/

29.5.13

Debate sobre Sistema Nacional de Cultura reúne 15 cidades em Tupã/SP

Na ultima terça-feira (30), a equipe da Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura esteve no município de Tupã, onde se reuniu com gestores e fazedores de cultura de diversas cidades da região. Participaram do evento, além dos anfitriões, os municípios de Ourinhos, Quintana, Marília, Tarumã, Pacaembu, Queiróz, Julio de Mesquita, Espírito Santo do Turvo, Pompéia, Iacri, Quatá, Rinópolis, Arco- Iris, Herculândia e Bastos.

Foram temas de debate o Sistema Nacional de Cultura-SNC e seus elementos. Como este ano é ano de Conferência, o Regimento Interno da 3ª Conferência Nacional de Cultura, publicado pela Portaria nº33 no DOU em 17/04/2013, assim como as Conferências Municipais ou Intermunicipais, fizeram parte das discussões. No evento, o município de Tupã protocolou sua solicitação de adesão ao SNC.

Encontro feito de música

Maria Bethânia e Nana Caymmi falam sobre o filme Rio Sonata, de biografias, divas e carreiras

    JULIO MARIA / RIO - O Estado de S.Paulo

Nana Caymmi de um lado, Maria Bethânia de outro e um gravador no centro daqueles encontros que se vê poucas vezes na música brasileira. As duas vozes são poderosas também quando falam. Nem sempre no mesmo tom, por vezes colidindo em acidentes de percurso surpreendentes, a nuvem que paira sobre as cabeças dos que estão na sala da gravadora Biscoito Fino, em Humaitá, no Rio, é sustentada por uma impiedosa honestidade que sobretudo Nana tem consigo mesma. Bethânia está lançando um documentário sobre Nana por seu selo Quitanda, um mimo que a baiana tem para garimpar pedras nas quais acredita de olhos fechados. Nana é uma delas. Rio Sonata, um documentário do cineasta franco suíço Georges Gachot sobre a filha de Dorival Caymmi, é seu novo produto, com distribuição pela Biscoito. Gachot, conhecido de Bethânia desde 2005, quando a fez personagem central de outro documentário, Música É Perfume, deve ter sentido as orelhas arderem como fogo na tarde de ontem.

A primeira sensação ao ver o resultado foi de emoção. Ao perceber-se na tela, Nana sentiu que Gachot chegou a seu íntimo, que sua insistência com certos temas fazia sentido. Mas um incômodo vem à tona no momento em que Nana está frente a frente com, no caso, sua "produtora" Bethânia. Ela não gosta do filme tal qual ele foi finalizado: "Eu queria matá-lo (Gachot) quando vi que ele mudou a primeira versão que havia me mostrado."

ESTADO.COM.BR - Cultura/CULTURA

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,encontro-feito-de-musica--,1036779,0.htm

28.5.13

Maestros de bandas de 9 estados brasileiros reúnem-se em Tatuí

Coreto Paulista reúne líderes de banda de nove estados brasileiros em Tatuí

Seminário de Regência será realizado no Conservatório de Tatuí de 3 a 6 de junho; quatro concertos gratuitos são abertos a população

Mais de 120 maestros, de nove estados brasileiros participam do Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí, evento promovido por meio do Coreto Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. Masterclasses, palestras, recitais e concertos serão realizados entre os dias 3 e 6 de junho. Todas as atividades são gratuitas.

27.5.13

Som de Babel

Impressiona a lista de nacionalidades dos inscritos para audições na Osesp, entre os dias 28 de junho e 1º de julho. São 20 vagas para flauta, 18 para violino e 11 para viola.

Entre os candidatos, músicos de Polônia, México, Itália, Suíça, França, Eslovênia, Estados Unidos, Canadá, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Argentina, Cazaquistão, Bulgária e Haiti – além de brasileiros.

SONIA RACY

Direto da Fonte

ESTADO.COM.BR - Blogs/BLOGS

http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/som-de-babel/