13.4.13

Tessitura dos instrumentos


 

POR DAVI OLIVEIRA

Definição:

Na música, tessitura é a extensão de notas que um intrumento ou voz pode alcançar. Geralmente, pode ser definida pela nota mais baixa e a mais alta que o instrumento pode executar, ou também pelo número de oitavas.Fonte: Wikipedia

Existe muitas pessoas que apesar de tocar já algum tempo, não conhecem bem seus instrumentos. Sempre fui muito curioso à respeito disso. Acho que conheço meus instrumentos muito mais fisicamente, que musicalente, propriamente dito :) . A tabela abaixo mostra a extensão de vários instrumentos, e suas respectivas freqüências em Hz. Começa-se a tabela pelos instrumentos de sopro (a parte superior), a categoria do meio são os instrumentos de corda, e por último a divisão de vozes (humanas).

Fundec recebe projeto "Contos Instrumentais"

A Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) recebe, no dia 19 de abril, às 20h, a turnê "Contos Instrumentais", do duo de cravo e viola formado por Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti.

O espetáculo apresenta composições de Matsuda inspiradas em personagens da cultura brasileira e universal, valorizando o equilíbrio de timbres usados em linguagens populares e clássicas. Assim como no CD "Contos Instrumentais", lançado em 2009, a apresentação propõe uma interação entre instrumentos musicais de diferentes culturas.
Os músicos explicam que a inspiração para compor as músicas veio de compositores como Milton Nascimento, Tom Jobim, Johann Sebastian Bach, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Tião Carreiro, Wes Montgomery, Claude Debussy, Chico Buarque, Cartola e outros.

8.4.13

Conservatório de Tatuí promove 185 apresentações gratuitas

Ao todo, mais de 730 alunos apresentam-se em concertos e recitais de 15 a 20 de abril

O Conservatório de Tatuí, uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, promove 185 apresentações gratuitas entre os próximos dias 15 e 20 de abril – de segunda a sábado. Os concertos e recitais envolvem cerca de 730 alunos e acontecem em dois pontos da cidade de Tatuí: no Salão Villa-Lobos e no Teatro Procópio Ferreira (à rua São Bento, 415) e no Salão de Eventos da Unidade 2 do Conservatório de Tatuí (Rua São Bento, 808). As apresentações acontecem entre 9h e 22h.

A ação é realizada quatro vezes ao ano, sempre ao final de cada bimestre, por meio da Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, na qual os alunos das disciplinas são submetidos a avaliação em apresentações públicas. Reunidos em diferentes formações – entre duos, trios, quartetos e quintetos – os alunos apresentam repertório variado. A maratona de música inclui ainda concertos de 13 grupos pedagógicos do Conservatório de Tatuí, que envolve também as áreas de MPB&Jazz, Percussão, Choro, Violão, Sopros Metais, Cordas e Performance Histórica.