Tessitura dos instrumentos


 

POR DAVI OLIVEIRA

Definição: Na música, tessitura é a extensão de notas que um intrumento ou voz pode alcançar. Geralmente, pode ser definida pela nota mais baixa e a mais alta que o instrumento pode executar, ou também pelo número de oitavas.Fonte: Wikipedia

Existe muitas pessoas que apesar de tocar já algum tempo, não conhecem bem seus instrumentos. Sempre fui muito curioso à respeito disso. Acho que conheço meus instrumentos muito mais fisicamente, que musicalente, propriamente dito :) . A tabela abaixo mostra a extensão de vários instrumentos, e suas respectivas freqüências em Hz. Começa-se a tabela pelos instrumentos de sopro (a parte superior), a categoria do meio são os instrumentos de corda, e por último a divisão de vozes (humanas).

Devo acrescentar que existe vários intrumentos com características particulares, que podem, diferir dessa tabela, como por exemplo algumas flautas que tem como primeira nota o B (246,94 Hz). Nos instrumentos de sopro, utilizando-se o estudo dos super-agudos, e de notas de pedal pode-se conseguir notas bem acima, ou abaixo.

Tessitura Sonora

P.S.: Desconheço a autoria dessa tabela

Tessitura dos instrumentos, 4.0 out of 10 based on 2 ratings

OUTROS VENTOS – MÚSICAINFORMAÇÃO DE MÚSICO, PARA MÚSICOS!

http://www.outrosventos.com.br/portal/curiosidades/tessitura-dos-instrumentos.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música