PARALAMAS DO SUCESSO - O início

Paralamas do Sucesso em castelhano - 1992 - capa

Os anos 80 foram os mais marcantes para o rock nacional. Nessa época muitas bandas despontaram no cenário musical e muitas pessoas possuem uma curiosidade: como será que os integrantes se conheceram e trilharam o caminho até o sucesso? Hoje vamos contar sobre o início dos “Paralamas do Sucesso”!

Apesar de ser considerada da “turma de Brasília” pelo fato de Herbert Viana e Bi Ribeiro terem morado na cidade na época em que se conheceram, “Os Paralamas do Sucesso” nasceu mesmo no Rio de Janeiro em 1977, ano em que os dois amigos se reencontraram. Ambos cursavam o Ensino Médio e resolveram montar uma banda junto com o amigo e baterista Vital Dias (sim, aquele mesmo, o da moto!). Por conta do vestibular, deram um tempo na música e só retomaram o grupo em 1981.

Os meninos ensaiavam em um sítio em Mendes, interior Fluminense e também na casa da avó de Bi Ribeiro. Foi nessa época que a banda ganhou nome! Segundo Herbert, o grupo fez uma competição interna para ver quem conseguia produzir o pior nome possível. A primeira sugestão foi “As Cadeirinhas da Vovó”, mas Bi teve uma ideia melhor: “Os Paralamas do Sucesso”, nome que todos acharam engraçado e concordaram em assumir.

A formação original contava com dois cantores, que saíram em 1982. Vital também acabou se afastando e foi substituído por João Barone, assumindo de vez a banda. Inspirados pelo ex-baterista, compuseram a música “Vital e sua moto” e encaminharam a gravação, feita em fita cassete, para a Rádio Fluminense. A novidade foi sucesso em 1983 e levou a banda para sua primeira grande apresentação, ao abrir o show de Lulu Santos no Circo Voador.

De anônimos, viraram promessa! Com isso conquistaram um espaço alternativo no Rio de Janeiro e despertaram o interesse das gravadoras. Ao assinarem contrato com a EMI-Odeon, gravaram seu primeiro álbum “Cinema Mudo”. Mas a carreira só se consolidou mesmo a partir do segundo álbum, “O Passo do Lui”, que trouxe os sucessos “Óculos”, “Meu Erro”, “Me Liga”, “Romance Ideal” e “Ska”. O disco estourou em vendas e a banda saiu em sua primeira e explosiva turnê nacional, batendo recorde de público de norte a sul do país. Dali pra frente os palcos melhoraram e o grupo conquistou seu espaço nas rádios e na TV e o resto da história a gente já sabe, ou fica para um próximo post!

NOVABRASIL FM

http://novabrasilfm.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

NELSON DE CASTRO Personagens da MEMÓRIA MUSICAL DE NOSSA TERRA