Postagens

Mostrando postagens de junho 10, 2012

Quinteto da Juilliard School e Guri fazem concertos

A Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri, programa de formação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, toca neste fim de semana com o Quinteto de Cordas da Juilliard School em dois concertos gratuitos: dia 16 de junho, sábado, às 15h, no CEU Três Lagos, e dia 17 de junho, domingo, às 11h, no Teatro Tucarena. As apresentações fazem parte de parceria da Juilliard School com a Santa Marcelina Cultura, organização social responsável pela gestão do Guri na capital e Grande São Paulo. Esse é o terceiro ano de parceria entre as duas instituições, na qual o Quinteto de Cordas da Juilliard participa de atividades artístico-pedagógicas, como concertos didáticos, master classes e aulas. "Um dos principais objetivos da parceria é reunir a excelência de ensino musical da Juilliard School com a experiência sociopedagógica que o Programa Guri desenvolve desde 2008", comenta Ricardo Appezzato, coordenador pedagógico do Guri. Os

AULA DE BATERIA em Tupã

Imagem
Grande  oportunidade  aos  interessados e apreciadores,  AULAS  DE  BATERIA  E  PERCUSSÃO   em  excelente  local,  em  Tupã,   ministradas  pelo  parceiro   Marquinho.   CONFIRA ...

Música e identidade: a canção dos homens

Imagem
Curiosidades da Música Faz poucos dias, deparei-me com um texto da poetisa africana Tolba Phanem que, de modo simples e direto, externa algo que me deixou pensativo. “Quando uma mulher, de certa tribo da África, sabe que está grávida, segue para a selva com outras mulheres e juntas rezam e meditam até que aparece a “canção da criança”Quando nasce a criança, a comunidade se junta e lhe cantam a sua canção. Logo, quando a criança começa sua educação, o povo se junta e lhe cantam sua canção.Quando se torna adulto, a gente se junta novamente e canta.Quando chega o momento do seu casamento a pessoa escuta a sua canção. Finalmente, quando sua alma está para ir-se deste mundo, a família e amigos aproximam-se e,igual como em seu nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na viagem . Nesta tribo da África há outra ocasião na qual os homens cantam a canção. Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, o levam até o centro do p

Festival de Música Instrumental de Teresina tem inscritos do MA e PE

O Festival de Música Instrumental de Teresina tem apenas dois anos e já começa a se consolidar na região nordeste. Com alguns dias de inscrições, 10 alunos do Maranhão já realizaram reservaram suas vagas nas oficinas, além de alguns de Recife-PE. Quem ainda não realizou a sua, tem até o dia 28 de junho para fazê-la. O evento é uma promoção da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e ocorrerá de 02 a 08 de julho, com oficinas e shows de grandes nomes da música brasileira no Teatro do Boi, Palácio da Música, Casa da Cultura e Escola de Música de Teresina. Em grandes cidades brasileiras, tem-se o costume de realizar oficinas de música para profissionalizar os profissionais deste campo artístico. Tais cursos, além de trazer cultura e conhecimento ao povo, atraem turistas que movimentam, em vários sentidos, a capital. As inscrições para as oficinas podem ser feitas na sede da FMC, Rua Félix Pacheco, 1430, Centro/Sul, junto à Coordena

O MÚSICO POPULAR BRASILEIRO, SUA REALIDADE E O ESTUDO FORMAL DE MÚSICA

Imagem
O MÚSICO POPULAR BRASILEIRO, SUA REALIDADE E O ESTUDO FORMAL DE MÚSICA Ainda é comum na sociedade brasileira o conceito de que o músico já nasce feito. Que não é possível a um indivíduo qualquer se dedicar ao aprendizado e prática de um instrumento – incluindo a voz como tal – com exercícios regulares que lhe permitam o domínio das técnicas, e aquisição de vocabulário e de diferentes “linguagens” do mesmo. Esta dedicação é encarada com naturalidade pela sociedade em casos específicos: quando se trata do esforço cotidiano de superação dos músicos eruditos em estágios avançados de domínio de um instrumento, ou, no campo popular, nos casos de indivíduos que atuem junto a artistas com grande apelo na mídia, com vários trabalhos envolvidos em grandes eventos musicais da cena nacional. Com um alto nível de comprometimento com esses “grandes artistas”, e com a responsabilidade de exercer bem a profissão e honrar compromissos de tamanha importância comercial, é justo qu