Quinteto da Juilliard School e Guri fazem concertos


A Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri, programa de formação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, toca neste fim de semana com o Quinteto de Cordas da Juilliard School em dois concertos gratuitos: dia 16 de junho, sábado, às 15h, no CEU Três Lagos, e dia 17 de junho, domingo, às 11h, no Teatro Tucarena.
As apresentações fazem parte de parceria da Juilliard School com a Santa Marcelina Cultura, organização social responsável pela gestão do Guri na capital e Grande São Paulo. Esse é o terceiro ano de parceria entre as duas instituições, na qual o Quinteto de Cordas da Juilliard participa de atividades artístico-pedagógicas, como concertos didáticos, master classes e aulas. "Um dos principais objetivos da parceria é reunir a excelência de ensino musical da Juilliard School com a experiência sociopedagógica que o Programa Guri desenvolve desde 2008", comenta Ricardo Appezzato, coordenador pedagógico do Guri.
Os dois concertos trazem ao público um repertório diversificado. Na abertura, a peça "Tollite Hostias", do francês Camille Saint-Saëns, criado originalmente para coral e adaptado para orquestra de cordas. Em seguida, os grupos apresentarão "The Evil Eye and the Hideous Heart", de Alan Lee Silva. O encerramento fica por conta da obra clássica "Eine Kleine Nachmusik", de Mozart.
Segundo Appezzato, esse encontro enriquece a formação tanto dos jovens brasileiros, quanto dos músicos da Juilliard. "É uma grande oportunidade para os alunos da Orquestra de Cordas poder ensaiar e se apresentar junto a músicos de uma instituição que é referência mundial. Esse intercâmbio promove uma intensa troca de experiências, em que os músicos americanos também assimilam um pouco da cultura e realidade brasileiras", explica.
A Orquestra de Cordas do Guri está ativa desde 2010, quando foi criada dentro de um projeto maior que é a constituição dos grupos infantis e juvenis do Guri. Já foi regida por Lutero Rodrigues e atualmente tem à frente a regente Aline Sardão, supervisora pedagógica do Guri, com experiência na Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) e em corais.
Considerado um dos mais importantes conservatórios de música do mundo, a Juilliard School é também referência internacional na formação de profissionais de instrumentos de cordas. Renee Fleming, James Levine, Yo Yo Ma e Itzhak Perlman são alguns dos que já estudaram na escola. O Quinteto de Cordas da Juilliard é formado atualmente pelos alunos de mestrado Emma Sutton e Doori Na (violino), Jessica Garand (viola), Andrew Roitste (contrabaixo), acompanhados pela professora orientadora Claire Bryant (violoncelo).
SERVIÇO
Orquestra de Cordas do Guri e Quinteto de Cordas da Juilliard School
Data: 16 de junho, sábado
Horário: 15h
Local: CEU Três Lagos
Endereço: estrada Barro Branco, s/nº, Grajaú, São Paulo
Faixa etária: livre
Gratuito
Data: 17 de junho, domingo
Horário: 11h
Local: Teatro Tuca
Endereço: r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo
Capacidade: 672 lugares
Faixa etária: livre
Gratuito


FOLHA.Com
http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/1104775-quinteto-da-juilliard-school-e-guri-fazem-concertos.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música