7.10.13

Conservatório de MPB de Curitiba completa duas décadas de música e talento

As salas de aulas do Conservatório de MPB de Curitiba abrigam mais de 900 alunos

Toque francês (foto: Valquir Aureliano)

O Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, verdadeira usina de talentos, completa 20 anos de atuação hoje, dando continuidade à missão de valorizar a produção musical da cidade. Instalado no histórico Solar dos Guimarães, edificação do século 19 especialmente revitalizada para abrigar a instituição, o Conservatório de MPB é comandado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

 

6.10.13

Com a 'PEC da música', dança o consumidor

O Estado de S.Paulo

Foi adiada para 15 de outubro a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 123/2011, conhecida como "PEC da música". A aprovação no Senado contou com grande pressão da comunidade musical do País. A emenda introduz na Constituição a imunidade de impostos na produção e venda de CDs e DVDs e até mesmo de arquivos digitais obtidos por meio de downloads.

O primeiro problema diz respeito ao complexo vocabulário da medida, que menciona expressões como "fonogramas e videofonogramas musicais" e "obras literomusicais", o que poderá trazer dúvidas acerca da sua correta aplicação, além de excluir do debate grande parte dos atores interessados. Mas a questão principal diz respeito à discriminação entre produtos nacionais e estrangeiros, já que a imunidade só se aplicaria às obras produzidas no Brasil e criadas ou interpretadas por autores e artistas brasileiros.