Postagens

Mostrando postagens de junho 17, 2012

XII festival de Música de ourinhos

Imagem

Festival incrementa técnica de músicos em Teresina com oficinas

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 Muito mais do que um evento que traz grandes shows para o público, a segunda edição do Festival de Música Instrumental de Teresina também proporciona um upgrade nos conhecimentos de músicos da capital. São diversas oficinas, que vão desde o canto à arranjos para banda de música, realizadas na Escola de Música de Teresina, Casa da Cultura e Palácio da Música. Os interessados podem se inscrever até o dia 28. Realizado pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Festival de Música Instrumental de Teresina tem como proposta incrementar o cenário cultural da cidade com um evento voltado a esse tipo de composição que na capital piauiense já tem um público forte e crescente. São seis dias de um evento singular em Teresina, e que prevê, além de inesquecíveis apresentações de palco, a realização de oficinas de prática instrumental e a I Mostra de Música Instrumental com os músicos e os aluno

1º Festival de Música Nova de Chorinho abre inscrições em Santa Bárbara

Imagem
20/06/2012 14H42 Estão abertas as inscrições para o 1º Festival Música Nova – Instrumental Chorinho, que será realizado de 17 a 19 de agosto, em Santa Bárbara. Poderão participar compositores, arranjadores e intérpretes, que concorrerão ao prêmio de “melhor performance” em primeiro, segundo e terceiro lugares.   Os candidatos vão concorrer com execuções em chorinho instrumental de músicas inéditas ou já conhecidas do público. As três bandas vencedoras receberão prêmios em vale-compras de equipamentos musicais em lojas especializadas.   O chorinho é um estilo musical urbano tipicamente brasileiro, cujos primeiros conjuntos surgiram por volta de 1880 no Rio de Janeiro. O Festival tem o objetivo de revelar novos talentos da música instrumental e, ao mesmo tempo, contribuir para a valorização da cultura brasileira, promovendo  um estilo musical genuinamente nacional.    O Festival é realização do Ministério da Cultura em parceria com Prefeitura de Santa Bárbara, com incen

Um coletivo de sons e estilos musicais diferentes

Imagem
ROGER MARZOCHI - Agência Estado Um projeto para divulgar o trabalho de músicos independentes da cena paulistana já pode entrar para a lista dos melhores discos lançados em 2012: "Coletivo Urbano - Volume 1", que foi apresentado ao público neste fim de semana na cidade. São nove músicas inéditas, soando rap, pop, choro, blues e rock. O projeto foi idealizado pelos músicos Thiago Big Rabello e Rafa Barreto, com financiamento do Programa de Ação Cultural (ProAc), do governo do Estado de São Paulo. "Nossa intenção era divulgar o trabalho de cada um, e não fazer uma simples coletânea. Queremos agora fazer os volumes 2 e 3 porque muita gente ficou de fora", explica Big. "Queremos mostrar quem está em São Paulo, seja quem está fazendo forró ou heavy metal. É bem aberto para qualquer estilo de música, e estamos em busca de patrocinadores para as próximas edições." A primeira edição do projeto é primorosa, com todas as oito faixas com g

Música na luz da escrita

Imagem
João Marcos Coelho - O Estado de S.Paulo Beethoven's Shadow, de Jonathan Biss, ilumina as sonatas do mestre alemão  Se a escrita é inteligente, honesta e ardente, pode produzir uma faísca que transforma o leitor em ouvinte, ou mesmo o ouvinte passivo em um mais ativo. Este é o eixo de um projeto originalíssimo do pianista norte-americano Jonathan Biss. Aos 31 anos, ele criou duas frentes de aproximação ao monumento das 32 sonatas para piano de Beethoven: pilota um Steinway de concerto e maneja as palavras. Simultaneamente, publica Beethoven's Shadow (Rosetta Books) e lança o primeiro CD de uma integral das sonatas (Onyx). O ensaio é quase uma autobiografia pianística, desde os 13 anos, quando tocou diante de Leon Fleisher no Peabody Institute, em Baltimore, até a devoção fanática que dedica a princípios seguidos por dois dos maiores pianistas do século passado: Arthur Schnabel e Rudolf Serkin. Consciente da dupla ousadia e escrevendo/tocando de modo