7.9.13

'Águas de Março' é eleita a melhor música do cancioneiro nacional em enquete

Regis Salvarani - O Estado de S. Paulo

Tom Jobim com Elis Regina - Arquivo Estadão

Arquivo Estadão

Tom Jobim com Elis Regina

Toda “lista de melhores” é uma fonte de injustiças. O conceito de “melhor” é algo subjetivo. Não foi diferente neste caso. O próprio Luis Fernando Verissimo escreveu neste Estado: “Não há muito o que discutir sobre as canções incluídas na lista pré-selecionada – mas, sobre as excluídas, há”. Assim, também o resultado pode ser tema de debate. E é justamente este o objetivo: gerar discussão e fazer músicas que talvez andassem esquecidas aparecerem novamente nos bate-papos. Não que seja injusto dar o prêmio a Águas de Março, mas todas as indicadas fariam jus ao título de “maior clássico da música brasileira”.

Exatos 1.300 votos fizeram de Águas de Março, “o maior clássico do música brasileira” na enquete promovida pela Rádio Eldorado, em parceria com o estadao.com e o Estado. No total, foram 15.988 participações, e nenhuma candidata ficou sem indicação. Tom Jobim tinha seis músicas concorrendo nas 50 pré-selecionadas. Cinco parcerias e apenas uma feita somente por ele. Foi justamente esta que ficou no topo.

3.9.13

SAVASSI FESTIVAL 2013 - Nova Iorque – 16 a 25 de setembro

FÁBIO GOMIDES NOTÍCIAS - EVENTOS
Savassi Festival ganha versão em Nova Iorque
Entre os dias 16 e 25 de setembro Nova Iorque recebe, pela primeira vez, um dos mais tradicionais eventos realizados no Brasil, o Savassi Festival. Uma programação especial, voltada para a música brasileira instrumental, será levada aos consagrados tradicionais clubes de jazz da Big Apple. A dobradinha entre músicos que moram nos Estados Unidos, que estudam e admiram a música brasileira, e de músicos brasileiros, que mantém parceria em terras norte-americanas, será a tônica da primeira edição do festival na cidade. 
A realização de uma edição em Nova Iorque consolida o Savassi Festival como plataforma de encontros entre músicos e culturas, oferecendo possibilidades reais de parcerias, intercâmbio e aprendizado. “O Savassi Festival é um projeto em contínua elaboração e reelaboração. A partir das experiências passadas, de novas parcerias e desejos surge, a cada ano, um festival transformado”, define o idealizador e coordenador do festival, Bruno Golgher. 
O Savassi Festival é realizado, desde 2003, em Belo Horizonte com atividades que ocupam diversos espaços da cidade. A cada edição seu escopo diversifica-se. Hoje, além de shows de jazz e música instrumental em espaços públicos, o festival realiza lançamentos de CDs, concursos, workshops, residência artística, lançamentos de obras inéditas, fomento a colaborações, recolhimento de alimentos não perecíveis e parcerias com comerciantes locais. Nesses 11 anos de festival, com edições anuais e ininterruptas, foram realizados 410 shows, 51 workshops, 149 apresentações de dj´s diversificados, beneficiando um público de aproximadamente 220 mil pessoas.