14.6.13

Tupa São Paulo - Solar Luiz de Souza Leão - 70 ANOS

Comemora  em  14/6  setenta  anos  o  Solar  Luiz  de  Souza  Leão - Tupã

Internada há dez meses, Beth Carvalho apresenta piora

MÚSICA
Beth Carvalho passou por uma operação na coluna Foto: Facebook / Reprodução
Beth Carvalho passou por uma operação na coluna Foto: Facebook / Reprodução
eth Carvalho está internada há dez meses no hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro. Nessa quarta-feira (12), de acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade médica, o quadro da sambista teve uma alteração e ela precisou ser transferida para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva.
A cantora chegou ao hospital em agosto de 2012 e colocou pinos ortopédicos na coluna, para dar sustentação. Desde então, ela passa por um processo de recuperação. Em 2009, Beth Carvalho chegou a cancelar uma apresentação no Réveillon de Copacabana, devido a fortes dores na coluna.

 TerraPortal Terra
http://musica.terra.com.br/

13.6.13

Municipal do Rio é palco do Prêmio da Música Brasileira


 

ROBERTA PENNAFORT - Agência Estado

Céu tinha 14 anos quando Tom Jobim morreu. Maria Gadú, 8. Nana Caymmi foi sua amiga por décadas. Leny Andrade e Rosa Passos gravaram vários clássicos de seu cancioneiro. Já vai fazer 20 anos que o piano emudeceu, mas a obra monumental continua chegando a novos ouvintes, seja nas versões célebres, seja nas homenagens. Vanessa da Mata atraiu de 8 a 80 em seus shows tributos gratuitos. Na noite desta quarta-feira (12), o mesmo repertório dá o tom do Prêmio da Música Brasileira, no Teatro Municipal do Rio.

Depois de 23 edições, Tom é homenageado pela premiação idealizada por José Maurício Machline. Ele escolheu só lados AAA para conduzi-la. Céu vai de Insensatez (Tom/Vinicius); Gadú, de Chega de Saudade (idem). Nana promete estraçalhar o Dia de Namorados dos amargurados com Por Causa de Você (Tom/Dolores Duran). O elenco tem ainda João Bosco, os portugueses Antônio Zambujo e Carminho, Leila Pinheiro e Mônica Salmaso. Gal Costa estava confirmada, mas sua voz falhou e ela cancelou a participação.

Tatuí promove música instrumental

São 150 vagas para aulas práticas no período de 21 a 26 de julho; shows terão nomes consagrados internacionalmente

AULAS - Arismar do Espírito Santo, que ministra aulas de contrabaixo e prática de conjunto é um dos professores confirmados -

Estão abertas as inscrições ao 20º Festival de MPB - Painel Instrumental, evento voltado à música instrumental brasileira e realizado pelo Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. Aprovado pelo Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e patrocinado pela CCR SPVias, o festival será realizado no período de 21 a 26 de julho, em Tatuí (SP).

O evento é formado por aulas técnicas e shows. Enquanto os shows são abertos a qualquer interessado, as aulas técnicas são voltadas a 150 alunos bolsistas e ouvintes, que serão selecionados por uma comissão.

Concurso para escolha da Rainha, Princesa e Miss Simpatia da Tupã Junina.

Cultura
Concurso para escolha da Rainha, Princesa e Miss Simpatia da Tupã Junina.
Inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Cultura A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Cultura estará realizando, no dia 20, às 20 horas, no Espaço Cultural "José Anselmo Filho- Zé Pretinho" na Praça da Bandeira.

Boletim Digital - Prefeitura da Estância Turística de Tupã

11.6.13

Batuta concorrida

João Luiz Sampaio - O Estado de S.Paulo

Mariss Jansons só aceita reger quatro orquestras em todo o mundo - e vem ao Brasil no dia 23 com a melhor delas

Foi durante uma récita de La Bohème, em Oslo, em 1997. A ópera já se encaminhava para o fim quando o maestro caiu do pódio. Foi acudido pelos músicos à sua volta, estupefatos: no chão, o rosto contorcido de dor por conta de um enfarte, ele continuava a reger. No tempo certo. A história, na narrativa de quem a vivenciou, virou lenda - e testemunho do talento do letão Maris Jansons. Há outros, mais concretos. Simon Rattle, diretor da toda poderosa Filarmônica de Berlim, se refere a ele como o maior maestro da atualidade. E, em 2009, quando a revista Gramophone fez uma enquete para eleger as maiores orquestras do mundo, ele foi o único a ter dois dos grupos que comanda entre as dez mais. E é com a primeira colocada, a Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã, que ele desembarca no dia 23 no Brasil, para concertos em São Paulo e no Rio.

As apresentações fazem parte dos festejos pelos 125 anos do grupo, que resolveu comemorar o aniversário com concertos em todos os continentes. A primeira apresentação em São Paulo (pela Sociedade de Cultura Artística) será no dia 23, ao ar livre e com entrada franca, no Auditório Ibirapuera - e será transmitida ao vivo em um telão na Museumplein de Amsterdã. No programa, obras de Enescu, Prokofiev, Stravinski, Bizet e Villa-Lobos. Já na Sala São Paulo, nos dias 24 e 25, as obras serão outras: a Rapsódia Sobre Um Tema de Paganini, de Rachmaninov, e a Sinfonia n.º 5 de Tchaikovski, no primeiro dia, e, no segundo, além da rapsódia, a Sinfonia n.º 1 de Mahler.

10.6.13

O BRASIL NUNCA PERTENCEU AOS ÍNDIOS

Por:Profª Sandra Cavalcanti

almir-surui

Quem quiser se escandalizar, que se escandalize. Quero proclamar, do fundo da alma, que sinto muito orgulho de ser brasileira. Não posso aceitar a tese de que nada tenho a comemorar nestes quinhentos anos. Não agüento mais a impostura dessas suspeitíssimas ONGs estrangeiras, dessa ala atrasada da CNBB e dessas derrotadas lideranças nacional-socialistas que estão fazendo surgir no Brasil um inédito sentimento de preconceito racial.
Para começo de conversa, o mundo, naquela manhã de 22 de abril de 1500, era completamente outro. Quando a poderosa esquadra do almirante português ancorou naquele imenso território, encontrou silvícolas em plena idade da pedra lascada. Nenhum deles tinha noção de nação ou país.Não existia o Brasil.

Festa da Música começa na sexta-feira e promove 50 shows de graça nas praças de BH

Com nomes de ponta da cena instrumental, evento integra programação cultural da Copa das Confederações

Mariana Peixoto - EM CulturaPublicação:
Com carreira de sucesso nos EUA e na Europa, o trombonista Raul de Souza toca no dia 22, na Praça do Papa (Silvio Auricchio/Divulgação<br />)
Com carreira de sucesso nos EUA e na Europa, o trombonista Raul de Souza toca no dia 22, na Praça do Papa
  Música instrumental ao ar livre. Pela primeira vez em sete anos, a Festa da Música será realizada somente nas praças de Belo Horizonte, sete ao todo. Um dos eventos oficiais da Copa das Confederações, traz nesta edição uma maratona de 50 shows, que tem início na sexta-feira, um dia antes da estreia do torneio. O evento, que a cada versão mobiliza público de 100 mil pessoas, é uma realização da Fundação Assis Chateaubriand, Jornal Estado de Minas e Guarani FM.
“A proposta do projeto sempre foi contar com novos talentos da música mineira e dar espaço para os grandes nomes, tanto de mineiros quanto de artistas nacionais. Também abrimos espaço para projetos de universalização da música, como o Vozes do Morro”, afirma Cristina Sabino, organizadora da Festa da Música.

9.6.13

Instituto Boa Vista de Música faz apresentação em praça pública

Evento é alusivo ao Dia Internacional da Música.
Apresentações começam na quarta-feira (12), às 18h, no Portal do Milênio.

Instituto Boa VIsta de Música (Foto: Divulgação/PMBV)Apresentações serão durante todo o mês de junho  (Foto: Divulgação/PMBV)

Dia 21 de junho é comemorado o Dia Internacional da Música, para celebrar esta data, Prefeitura Municipal de Boa Vista realiza na próxima quarta-feira (12), a partir das 18h, no Portal do Milênio, na praça das Águas, uma apresentação musical do Instituto Boa Vista de Música. A visa facilitar o acesso da população a estilos musicais diferenciados como o instrumental e o clássico.