Conservatório de Tatuí promove 185 apresentações gratuitas

Ao todo, mais de 730 alunos apresentam-se em concertos e recitais de 15 a 20 de abril

O Conservatório de Tatuí, uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, promove 185 apresentações gratuitas entre os próximos dias 15 e 20 de abril – de segunda a sábado. Os concertos e recitais envolvem cerca de 730 alunos e acontecem em dois pontos da cidade de Tatuí: no Salão Villa-Lobos e no Teatro Procópio Ferreira (à rua São Bento, 415) e no Salão de Eventos da Unidade 2 do Conservatório de Tatuí (Rua São Bento, 808). As apresentações acontecem entre 9h e 22h.

A ação é realizada quatro vezes ao ano, sempre ao final de cada bimestre, por meio da Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, na qual os alunos das disciplinas são submetidos a avaliação em apresentações públicas. Reunidos em diferentes formações – entre duos, trios, quartetos e quintetos – os alunos apresentam repertório variado. A maratona de música inclui ainda concertos de 13 grupos pedagógicos do Conservatório de Tatuí, que envolve também as áreas de MPB&Jazz, Percussão, Choro, Violão, Sopros Metais, Cordas e Performance Histórica.

O evento tem coordenação de Míriam Braga e Max Ferreira, com participação de 39 professores da área de música de câmara e de prática de conjunto. Ambas são disciplinas obrigatórias na grade curricular do Conservatório de Tatuí. Na opinião dos coordenadores, as disciplinas e as quatro séries de apresentações públicas trazem inúmeros benefícios aos alunos. “Apresentar-se em conjunto é fundamental para a profissionalização dos instrumentistas e cantores. Por meios dessas apresentações, não somente técnica é trabalhada. Avaliamos também a performance, a organização, a escolha de repertório. Participar do evento é importante para a transformação do aluno num artista”, explicaram eles.

As apresentações no Salão Villa-Lobos acontecem todos os dias, às 9h, 11h, 14h, 16h, 18h e 19h. Não é necessária a retirada antecipada de ingressos.

Na Unidade 2, onde também não é necessário retirar ingresso com antecedência, na segunda-feira, 15, às 17h, faz apresentação o Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenado por Altino Toledo.

Na terça-feira, 16, às 18h, é a vez do Grupo de Performance Histórica Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenado por Débora Ribeiro.

Na quarta-feira, 17, às 10h, quem faz apresentação é o Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí, com regência de Marcos Baldini. Em seguida, às 11h, é a vez do Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, coordenado por João Guilherme Figueiredo. Às 18h, apresentam-se as Cameratas Juvenil, Infanto-Juvenil e Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenadas por Márcia Braga.

No Teatro Procópio Ferreira, apresentam-se na segunda-feira, 15, às 19h, o Grupo de Metais do Conservatório de Tatuí (coordenado por Edmilson Baía) e, às 20h30, a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, com regência de José Antonio Pereira e programa que vai de Jonh Williams a Michael Jackson.

Na terça-feira, 16, às 20h30, apresentam-se a Jazz Combo Jovem e a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenadas por Paulo Flores e Erica Masson.

Na quarta-feira, 17, às 20h30, é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob regência de Juliano de Arruda Campos.

Na quinta-feira, 18, às 18h, faz apresentação o Coral Infantil do Conservatório de Tatuí, com regência de Ronaldo da Silva e, às 20h30, é a vez das Orquestras de Cordas Infantil e Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí, com regência de Eduardo Augusto.

Já na sexta, 19, às 20h30, apresenta-se o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenado por Agnaldo Silva.

Para as apresentações no Teatro Procópio Ferreira é necessária a retirada de ingressos. A bilheteria do teatro funciona de terça a sexta, das 18h às 19h, ou nos dias de eventos das 19h às 21h.

Professores responsáveis – A I Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto tem participação dos professores Agnaldo Silva, Altino Toledo, Ana Lúcia Leite Muzel, Angela Muner, Caroline Caregnato, Cristiane Bloes, Cristine Bello Guse, Dagma Eid, Débora Ribeiro, Edmilson Baía, Eduardo Augusto, Elen Ramos Pires, Eliana Wagner, Érica Masson, Graziela Pagotto, Helena Scheffel, Jefferson Perez, João Guilherme Figueiredo, Joaquim das Dores, José Antonio Pereira, Juliano de Arruda Campos, Juliano Kerber, Luciano Vaz Vieira, Luis Marcos Caldana, Marcel Ricardo Villa, Marcelo de Jesus da Silva, Márcia Braga, Marcos Baldini, Marcos Franco, Marcos Pedroso, Marilane Bousquet, Maria Eugênia Sacco, Míriam Braga, Paulo Flores, Regina Orsi, Ricardo Grion, Ronaldo da Silva, Selma Marino, Tiago Almeida e Tulio Pires.

Kazuo Watanabe / Conservatório de Tatuí

comunica@conservatoriodetatui.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música