Fundec recebe projeto "Contos Instrumentais"

A Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) recebe, no dia 19 de abril, às 20h, a turnê "Contos Instrumentais", do duo de cravo e viola formado por Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti.

O espetáculo apresenta composições de Matsuda inspiradas em personagens da cultura brasileira e universal, valorizando o equilíbrio de timbres usados em linguagens populares e clássicas. Assim como no CD "Contos Instrumentais", lançado em 2009, a apresentação propõe uma interação entre instrumentos musicais de diferentes culturas.
Os músicos explicam que a inspiração para compor as músicas veio de compositores como Milton Nascimento, Tom Jobim, Johann Sebastian Bach, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Tião Carreiro, Wes Montgomery, Claude Debussy, Chico Buarque, Cartola e outros.

A apresentação acústica visa a formação de público para a música instrumental brasileira e traz "músicas-contos". "É uma maneira de sugerir personagens, imagens e pontos de partida para uma jornada musical de quatro a seis minutos", explicam os artistas.

As músicas do duo que estarão presentes no espetáculo são: "A fada e o saci", "Gira e Roda", "A bailarina", "Mundano", "Caleidoscópio", "Aleijadinho", "Maxixe pra Chiquinha", "Prelúdio para a Donzela Guerreira", "Uma valsa nas estrelas", "Tequila" e outras.

As apresentações, que percorrem várias cidades do Estado de São Paulo, já passaram por Salto e, depois de Sorocaba, seguem para Ribeirão Preto, Santos, Santo André, São José do Rio Pardo, Osasco, Barra Bonita, Bauru, Marília e Campinas, até dia 20 de junho, sendo gratuitas e abertas ao público. Elas fazem parte da divulgação do CD "Contos Instrumentais".

Às 15h, a dupla promove oficinas musicais. A primeira, dedicada ao público geral, acontecerá sob a forma de apresentação comentada, que abordará aspectos históricos e socioculturais dos instrumentos. A segunda, mais técnica, é voltada para estudantes de música maiores de 12 anos. Alunos de viola e violão deverão portar os instrumentos com afinação em Lá (440Hz). As vagas são limitadas e não é necessário fazer inscrição. As vagas serão preenchidas respeitando a ordem de chegada.
O projeto é realizado pela Direção Cultura Produções, com sede em Campinas (SP), que desde 1999 se dedica à idealização e execução de soluções culturais por meio da apresentação e gestão de projetos aprovados nas leis de incentivo fiscal, com o objetivo de expandir o mercado cultural como agente transformador da sociedade. O projeto tem apoio do ProAC ICMS.

Sobre o duo

Patrícia Gatti é uma das responsáveis pela atualização do cravo, um instrumento musical de tecla, que gera o som tangendo ou beliscando uma corda, ao invés de percuti-la, como no piano. Na busca por novas sonoridades, participou do CD "Mexericos da Rabeca", com músicas de José Eduardo Gramani, além de participações no CD do grupo Bate Lata e do grupo Anima.

Ricardo Matsuda, por sua vez, se apresenta com violas brasileiras e atua também como compositor, instrumentista e arranjador, tendo participado de produções com grandes nomes da música brasileira como Paulo Jobim e Toninho Horta.

Serviço:

Projeto "Contos Instrumentais"

Período: 19 de abril

Horários: oficinas musicais, às 15h; espetáculo, às 20h

Entrada franca

Local: Sala de Exposições da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Informações: (15) 3233-222

 

http://www.cruzeirodosul.inf.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música