Maestros de bandas de 9 estados brasileiros reúnem-se em Tatuí

Coreto Paulista reúne líderes de banda de nove estados brasileiros em Tatuí

Seminário de Regência será realizado no Conservatório de Tatuí de 3 a 6 de junho; quatro concertos gratuitos são abertos a população

Mais de 120 maestros, de nove estados brasileiros participam do Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí, evento promovido por meio do Coreto Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. Masterclasses, palestras, recitais e concertos serão realizados entre os dias 3 e 6 de junho. Todas as atividades são gratuitas.

Durante o seminário, os regentes inscritos participarão de atividades pedagógicas coordenadas pelo maestro Dario Sotelo, com participações do regente argentino Pablo Dell’Oca Sala e do assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí Erik Heimann Pais. Já os concertos, que acontecerão diariamente às 20h30, são abertos a qualquer interessado.

As inscrições foram registradas por líderes de inúmeras cidades do estado de São Paulo, além de Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

Ao todo, serão realizados três ensaios abertos com atividade de prática de regência, quatro masterclasses de prática de regência, uma palestra (ministrada por Antonio Ribeiro e tendo como tema “A Sagração da Primavera”, obra de Igor Stravinsky), além de um recital e três concertos. “Dentre os inscritos, dez serão selecionados para participar de forma ativa dos masterclasses e de dois concertos. Todos os demais poderão acompanhar as atividades e, com certeza, sairão do evento enriquecidos”, disse o maestro e coordenador Sotelo.

Para o assessor artístico do Conservatório de Tatuí, Erik Heimann Pais, o evento mantém viva a intenção do Conservatório de Tatuí de prosseguir com ações destinadas a este segmento. “É uma oportunidade importante para praticar, aprender, ensinar, apreciar e estar em contato com quem faz da regência sua arte”, destacou ele.

Concertos gratuitos - Além das atividades direcionadas ao repertório internacional de bandas sinfônicas, serão promovidos quatro concertos gratuitos, com destaque para a importante obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, que neste ano de 2013 completa 100 anos desde sua polêmica estreia no Théatre dês Champs- Elysées em Paris. Todos os concertos terão entrada franca, diariamente, a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira.

Na abertura, dia 3, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta, sob regência de Dario Sotelo, as obras Esprit de Corps (de Roger Jager) e Terceira Sinfonia (de James Barnes).

A obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, será apresentada em versão para dois pianos na terça, dia 4, pelos pianistas Rogel Junior e Ramses Hussni.

Já na quarta, dia 5, a Banda Sinfônica volta a se apresentar, desta vez sob regência dos maestros selecionados. O programa é formado por obras de W. A. Mozart (“Abertura da Ópera As Bodas de Fígaro”), Jan Van Der Roost (“Arsenal”), David Gillingham (“Council Oak”) e Alfred Reed (“Sinfonia nº 4”).

O evento termina na noite de quinta-feira, dia 6, com concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí sob regência de maestros selecionados e do próprio Sotelo. No programa estão obras de Julie Giroux (“Virgils Keep”), Igor Stravinsky (“Sinfonias para Sopros”) e Claude Smith (“Sinfonia nº 1” e “Festival Variations”).

SERVIÇO

Coreto Paulista – Seminário de Regência

3 a 6 de junho – 2ª a 5ª-feira

Conservatório de Tatuí

Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí

Inscrições até 30 de maio – www.conservatoriodetatui.org.br/coretopaulista

Concertos gratuitos, diariamente às 20h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música