ÉPOCAS DA HISTÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

1960 – O jazz norte-americano sofreu mais alterações, como a redução máxima da melodia, esta se tornou apenas um motivo para os músicos improvisarem. A música atonal e ruptura com rítmica eram algumas características do Free Jazz, que nasceu na década de 60, muito cultuado por um dos maiores músicos da história do gênero: John Coltrane (1926 – 1967).

1960 - No Brasil, a televisão já estava bem mais estabelecida, tanto que estabeleceu uma aliança com a música, que resultou na realização de diversos festivais, onde marcaram a história de ambas.
1962 – Vinícius de Moraes e Tom Jobim compuseram uma das músicas mais conhecidas da bossa nova: Garota de Ipanema.
1964 – Ary Barroso faleceu de cirrose hepática. O compositor sofria da doença há vários anos, sendo internado a cada crise. No mesmo ano, estreou na TV Record o programa “O Fino da Bossa” com apresentação de Elis Regina e Jair Rodrigues. A direção do programa era de Manoel Carlos, Raul Duarte, Tuta Machado de Carvalho e Nilton Travesso. Ainda em 64, Elis ganhou o Prêmio Roquete Pinto, como Melhor Cantora. Ela também lançou o seu primeiro disco individual, chamado “Samba eu canto assim”, pelo selo Phillips.
1965 – Realização do primeiro festival da TV Excelsior Paulista. Neste ano, ganhou a música “Arrastão” de Edu Lobo e Vinicius de Moraes cantada por Elis Regina. Este festival alcançou um sucesso muito além do esperado, sendo esta considerada a segunda fase da bossa nova, com mais apelo popular.
1965 – Estreou na TV Record, o programa “Jovem Guarda” com apresentação de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. O programa fez tanto sucesso, que o seu nome virou uma espécie de sinônimo do rock nacional.
1966 - Solano Ribeiro lançou o festival pela TV Record, chamado I Festival de MPB. O primeiro lugar ficou empatado entre: “A Banda” de Chico Buarque e cantado por Nara Leão e “Disparada” de Geraldo Vandré e Theo de Barros. Neste mesmo ano, Elis Regina viajou à Europa para uma turnê entre janeiro e março. Quando voltou, lançou o seu segundo disco, chamado “Elis” pela Phillips.
1966 - Aconteceu a última edição do festival da TV Excelsior, tendo como música vencedora: “Porta-estandarte” de Geraldo Vandré e Fernando Lona. No mesmo ano, aconteceu o FIC (Festival Internacional da Canção) produzido por Augusto Marzagão, onde foram lançados nomes, como, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Egberto Gismont, Raul Seixas e outros.
1966 – No Rio de Janeiro, nasceu a Tropicália. O movimento surgiu no Solar da Fossa – um antigo casarão transformado em hotel, onde moravam Caetano Veloso, Gal Cota e vários outros artistas de todas as áreas. Neste mesmo ano, surgiu o grupo de rock “Os Mutantes”, com Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.
1966 – Formação do grupo Quarteto Novo com Heraldo do Monte (guitarra e viola), Theo de Barros (violão), Airto Moreira (bateria e percussão) e Hermeto Pascoal (piano e flauta). O quarteto começou como um trio, sem o Hermeto Pascoal. Como Trio Novo, eles participavam dos desfiles de moda da Rhodia. Depois disso, eles resolveram chamar o Hermeto para completar o grupo. No ano seguinte, gravaram o primeiro e único disco com o mesmo nome do grupo e saíram tocando pelo Brasil e Europa, tendo como principal ideologia tocar músicas exclusivamente brasileiras. Eles ficaram mais de um ano sem escutar discos de jazz para não serem influenciados pelo gênero.
1967 – O tropicalismo chegou a São Paulo.

1967 – O programa “Fino da Bossa” saiu do ar. No mesmo ano, aconteceu o II Festival da Record, tendo como música vencedora “Ponteio”, de Edu Lobo, em segundo lugar “Domingo no Parque”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. O terceiro lugar ficou com Chico Buarque com a música “Roda Viva” e em quarto a música “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso. Ainda em 67, aconteceu a segunda edição do FIC, sendo a música campeã “Margarida”, de Gutenberg Guarabira e em segundo lugar a música “Travessia”, de Milton Nascimento.

1968 – III Festival da Record. Neste, a música “São Paulo”, de Tom Zé, foi a grande campeã. No mesmo ano, aconteceu o III FIC com a música “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque como primeiro lugar.

1968 - AI-5 foi ao programa Divino Maravilhoso da TV Tupi, em que Caetano Veloso e Gilberto Gil participavam para prendê-los. Assim, no dia 31 de dezembro, acabou a Tropicália.

1969 – Realização do Woodstock (Festival de Música e Artes de Woodstock) entre os dias 15 e 17 de agosto em uma fazenda de Bethel, em Nova York (EUA), com cerca de 400 mil pessoas. Este foi um dos maiores representantes da contracultura dos anos 60

Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia

Copyright 2008 Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.
Desenvolvido com o patrocínio da Petrobras, através de incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura
http://www.musicadobrasil.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música