18.6.13

Orquestra mostra música erudita para estudantes

COTIDIANO / CONCERTOS DIDÁTICOS

Orquestra de MT faz apresentações de 18 a 21 de junho, no Cine Teatro

Secom-MT

Orquestra de Mato Grosso se apresenta no Cine Teatro

Estimular o gosto pela música instrumental e despertar o prazer em aprender. Esta tem sido a missão da série de Concertos Didáticos da Orquestra do Estado de Mato Grosso, que em sete temporadas aproximou mais de 160 instituições de ensino de Mato Grosso à música orquestral.
Empenhada na formação de novas plateias, a cada ano, a Orquestra adota um novo tema para a série. Em 2013, Peer Gynt – O imperador de si-mesmo, do dramaturgo Henrik Ibsen, com música incidental do compositor norueguês Edvard Grieg, guiará os concertos. Serão oito apresentações, de 18 a 21 de junho, no Cine Teatro Cuiabá, que atenderão 30 escolas da Nobres, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Cuiabá.
De acordo com Yáskara Balassa, a coordenadora da série, “esta é a primeira vez que estudantes do distrito da Guia e distrito de Aguaçu - ambas comunidades rurais de Cuiabá – e comunidade rural de João Carro, em Chapada, irão prestigiar uma orquestra no teatro”. Ano passado, a série de Concertos Didáticos realizou concertos na zona rural, em palcos organizados nos pátios escolares e quadras esportivas. Na ocasião, a orquesta levou a História do Soldado, do compositor moderno Igor Stravinsky.
Sob a batuta do maestro Murilo Alves, a Orquestra de Mato Grosso assume sua formação sinfônica – com todos os naipes de instrumentos – para apresentar a suíte Peer Gynt No.1, op.46 e Suite Peer Gynt: No.2, op.55 à aproximadamente dez mil jovens estudantes com idade a partir de 14 anos.

 


“É importante ressaltar que a Orquestra disponibilizará ônibus que levarão todos os estudantes, incluindo, principalmente, os alunos das escolas localizadas nas zonas rurais ao Cine Teatro Cuiabá”, completa Balassa.
Além do formato didático, cujo maestro desvenda as particularidades de cada instrumento presente na sinfônica, a história de Peer Gynt, tema da série, será contada com a ajuda de um ator que revela as aventuras desse personagem criado em 1867 por um dos principais expoentes do teatro realista moderno.
“No novo espetáculo montado, cada movimento da orquestra será entremeado por citações cênicas do texto de Henrik Ibsen, traduzido e adaptado pela respeitada escritora Ana Maria Machado no livro homônimo. O ator Sandro Lucose, da Cia. Teatro Mosaico será peça fundamental para facilitar a assimilação do espetáculo”, explica o maestro Murilo Alves.
O livro Peer Gynt , de Ana Maria Machado, bem como outras publicações relacionadas ao tema, além de CDs e DVDs foram entregues a biblioteca de cada instituição de ensino atendida este ano. “Todo o material de apoio oferecido pelo Núcleo de Educação da Orquestra, isso inclui as oficinas de capacitação para professores na primeira etapa da série, dão o suporte necessário para que nos dias de concertos, todos, professores e alunos saibam exatamente do que se tratam as peças e a história apresentada”, conclui Murilo Alves.
Patrocinada pelo Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos desde 2006, a série de Concertos Didáticos é uma das principais frentes de trabalho da Orquestra do Estado de Mato Grosso e já apresentou importantes obras da literatura universal à aproximadamente 50 mil estudantes mato-grossenses.

MidiaNews

http://www.midianews.com.br/conteudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário