Educação musical escolar


Batuque é um privilégio
Ninguém aprende samba no colégio
Sambar é chorar de alegria
É sorrir de nostalgia
Dentro da melodia1

Sambar, cantar, dançar, tocar um instrumento...
Assim é que o Brasil e o povo brasileiro
são lembrados, pois nossos símbolos mais
fortes, junto com o futebol, são justamente
a música e o carnaval. Essas três manifestações
culturais ajudam a identificar o Brasil
em qualquer lugar do mundo. Paradoxalmente,
o espaço do esporte, da cultura e da
arte, nas escolas, ainda não está totalmente
garantido, apesar de inúmeras iniciativas ao
longo do tempo.


No caso do ensino da música nas escolas,
uma demanda uniu professores, pesquisadores
e artistas que, juntos, propuseram uma
alteração à Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. A série Educação musical
escolar, que a TV Escola apresenta, por meio
do programa Salto para o Futuro, é uma iniciativa
que se alinha aos objetivos da Lei n.
11.769/08, que torna obrigatório o ensino da
música nas escolas, definindo o ano de 2011
como a data limite para sua implantação.
Pedimos, então, licença a Noel para transformar
as escolas em lugares de aprender
não só o samba, mas os diferentes gêneros
musicais que temos o privilégio de chamar
de brasileiros, sem deixar de considerar a
vasta produção musical da humanidade.
É claro que a música marca presença desde
sempre nas escolas, se não nos currículos,
certamente no cotidiano de alunos e professores.
No entanto, o acesso à formação
musical escolar enseja não só a fruição que
esta expressão artística permite, mas uma
ampliação das possibilidades existentes no
campo da música para a formação dos estudantes.
A série, que conta com a consultoria de Sérgio
Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC), coloca
em pauta temas como a educação musical
e a legislação educacional brasileira; a
diversidade musical e suas implicações para
o ensino de música na escola; a música nas
(1 Feitio de Oração - Noel Rosa)

escolas integrada ao currículo; e a formação
de professores de educação musical.
Nos textos que compõem esta publicação e
nas entrevistas e reportagens dos programas
televisivos, professores e professoras encontrarão
possibilidades de reflexão sobre a prática
da educação musical nas escolas
Afinal, num país em que a vocação musical
é reconhecidamente um ‘privilégio’, o cumprimento
da Lei n. 11.769/08 deve ‘soar como
música’ aos ouvidos de educadores comprometidos
com uma escola criativa e democrática.
Rosa Helena Mendonça2

2 Supervisora pedagógica do programa Salto para o Futuro/TV ESCOLA (MEC)

















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