Almir Guineto - Homenagem


Luis Carlos homenageou sambista Almir Guineto

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos Sanches, homenageou, por meio de uma moção de congratulações, o compositor e sambista carioca Almir Guineto. Desde 2002, o “Rei do Pagode”, como é conhecido, reside em Tupã e tem levado o nome de nossa cidade para todo o Brasil. 
Dono de uma elogiada obra composta por 20 discos, centenas de composições e diversas participações especiais, Almir Guineto participou do Grupo Originais do Samba e foi fundador do Fundo de Quintal.
 Ex-diretor de bateria do Salgueiro, ele ingressou na carreira solo em 1981 com o álbum “O Suburbano”. Em sua carreira, gravou e foi gravado, dentre outros, por nomes como Chico Buarque, Alcione, Zeca Pagodinho e Roberto Carlos.

A moção de congratulações foi entregue no dia 15 de julho, quando o cantor Almir Guineto recebeu em sua casa o vereador Luis Carlos Sanches. “Almir é importante para a música brasileira. Ele está morando em Tupã e sempre que está em programas de TV, Almir faz questão de falar que mora em Tupã. Está é uma singela homenagem por tudo que você é e representa”, disse o presidente da Câmara Municipal durante a visita.




Simpático e bem humorado, Almir Guineto agradeceu a homenagem feita pelo vereador Luis Carlos. O cantor ainda atendeu a equipe da TV Câmara e do programa Arte e Cultura. “Tupã é uma cidade sossegada. Estou morando aqui há nove anos. A calmaria ajuda a compor”. 



Casado com Cristina Serra, neta da popular Tia Zefa, Almir fazia um show em Bauru, quando o casal decidiu visitar Tupã. A partir deste contato com o interior paulista, o cantor resolveu morar aqui, embora passe boa parte do tempo viajando pelo Brasil. “Almir Guineto já nos brindou com uma apresentação artística realizada em Tupã em benefício de nossas entidades assistenciais, tendo como ingresso alimentos não perecíveis”, recorda o vereador.

Quase dez anos depois de gravar seu último álbum próprio, “Todos os Pagodes”, o sambista carioca Almir Guineto voltou aos estúdios para preparar um novo trabalho com composições inéditas. O cantor é considerado um ícone da música popular brasileira. Sua música, “Coisinha do Pai”, composta em parceria com Jorge Aragão e Luiz Carlos, e interpretada por Beth Carvalho foi escolhida pela NASA para “acordar” um robô em Marte.

Almir Guineto coleciona 13 discos próprios e outras tantas participações em CDs e DVDs de nomes como Chico Buarque, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Roberto Carlos, Zeca Pagodinho, Luiz Ayrão, Elba Ramalho, entre outros. É considerado um sambista completo. 

Como compositor, destaca-se por sua letra forte, de irreverência e divulgação do jongo, mas também de um romantismo sutil e envolvente, com letras que vão da ironia sarcástica à profunda poesia musicada. Como músico, mostra sua polivalência ao manusear com maestria uma infinidade de instrumentos de percussão e corda. 



Tiago Pettenuci
Assessor de Imprensa





http://www.unisite.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música