Com 40 anos, Banda Black Rio mostra seu samba funk clássico em único show em Curitiba

Show no Basement Cultural celebra os 40 anos do cultuado álbum Maria Fumaça

  • SANDRO MOSER

Com 40 anos, Banda Black Rio mostra seu samba funk clássico em único show em CuritibaBanda Black Rio: formação atual faz show no Basement Cultural.

<?XML:NAMESPACE PREFIX = "[default] http://www.w3.org/2000/svg" NS = "http://www.w3.org/2000/svg" />000COMENTE!

Há 40 anos, uma locomotiva bagunçou a música brasileira. No verão de 1977, vários músicos de renome oriundos de outras formações como o Grupo Senzala e Don Salvador e Grupo Abolição, se uniram para criar um som novo.

Misturando groove do funk ao soul, o jazz ao samba de gafieira, criou um som inconfundível. Desde então a banda Black Rio virou uma marca; sinônimo de música negra dançante brasileira e grande influência para todo o pop nacional e internacional que a seguiu.

A Banda Black Rio se apresenta em Curitiba nesta sexta-feira (1), no Basement Cultural. O show de abertura fico a cargo do Dinamite Combo, e a discotecagem com o pessoal do Disco Veneno.

>>> Basement: mistura de bar, balada e espaço cultural

40 anos da Maria Fumaça

A turnê comemora os 40 anos de lançamento do álbum Maria Fumaça, primeiro álbum da formação original que era uma verdadeira seleção brasileira da música instrumental com nomes como o pianista Cristóvão Bastos, o baixista Jamil Joanes entre muitos outros.

O álbum Maria Fumaça é incluído na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil e fez muito sucesso alavancado pela faixa título que serviu como tema de abertura da novela Locomotivas, de Cassiano Gabus Mendes, a primeira novela totalmente em cores da Rede Globo.

A atual formação da Black Rio é liderada for Wiliam Magalhães, filho de Oberdan Magalhães, saxofonista e formador do grupo original falecido em 1984.

Wiliam pianista e arranjador de muitos discos de Gilberto Gil e Gal Gosta retomou as atividades da banda no ano 2000 com o compromisso de manter e modernizar o conceito original e recriar os arranjos originais cheios de metais dos primeiros álbuns da banda.  

http://www.gazetadopovo.com.br/

Gazeta do Povo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música