Prefeitura confirma realização da campanha “Outubro Rosa”


Por: Assessoria de Comunicação
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou no início da semana a realização da campanha “Outubro Rosa”, que esse ano abordará o tema “Apaixone-se – Campanha em favor da vida”.
De acordo com a enfermeira responsável pela atenção básica e também coordenadora da campanha, Simone Bauer Veronez, o movimento Outubro Rosa é uma campanha de conscientização com objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Além disso, este ano contará com uma programação com mais de 20 atividades.
“A campanha Outubro Rosa deste ano está com uma programação muito bonita e especial não só para as mulheres como também para os homens e a sociedade de uma forma em geral. Nesta edição da campanha, a Secretaria de Saúde organizou uma programação com mais de 20 atividades para todo mês, entre elas uma exposição de fotos profissionais das nossas modelos da campanha deste ano, onde a maioria são mulheres tupãenses, além de uma convidada de Bastos e outra de São Paulo, que enfrentaram ou estão enfrentando o câncer e que fazem o acompanhamento da doença através da saúde municipal”, contou.
Segundo ela, além de ressaltar a importância do auto-exame, a campanha também contará com mutirão de exames preventivos nas unidades municipais de saúde e também com o movimento de Doação de Cabelo Humano, em prol do Hospital Amaral Carvalho, da cidade de Jaú.
“Em Tupã, as ações acontecem o ano todo, porém no mês de outubro a Prefeitura intensifica as atividades, não apenas voltando para a prevenção e detecção do câncer de mama, mas também aproveitando o mês rosa para alertar as mulheres sobre a importância de outros exames”, explicou o secretário.
A enfermeira contou ainda que para melhor atender as mulheres tupãenses, a Secretaria Municipal da Saúde elaborou um cronograma de horários estendidos, em dias específicos, para o atendimento nas unidades de saúde.
“Essa medida vem para buscar atingir, principalmente, aquelas mulheres que tem dificuldade de ir até essas unidades no período normal de funcionamento, e pensando nelas cada unidade de saúde terá um dia especifico no mês para atender em horário especial”, revela.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, um dos objetivos da campanha é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, como também do câncer de colo de útero nas faixas etárias recomendadas, além de desmistificar conceitos em relação à doença.
“A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer seu próprio corpo, amar-se e ficar atenta às alterações suspeitas, já que o Câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras e ainda por falta de orientação, a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama e quanto mais cedo se tem o diagnóstico maior à probabilidade de cura” ressaltou.
Para finalizar, Laércio ainda agradeceu ao prefeito Ricardo Raymundo e o vice-prefeito Caio Aoqui por incentivar e ressaltar a importância da campanha Outubro Rosa e também agradeceu o apoio da Câmara Municipal, com a indicação do vereador Charles dos Passos.
“Gostaria de agradeceu a confiança do Ricardo e do Caio, por mobilizarem a Prefeitura e ressaltarem a importância da Campanha Outubro rosa, e também agradecer o vereador Charles dos Passos, autor da indicação da realização da campanha e também da implantação de adereços e enfeites da cor rosa para enaltecer ainda mais o tema da campanha, que este ano é ‘Apaixone-se – Campanha a Favor da Vida’”, concluiu.
Doação de Cabelo Humano
Uma das ações desenvolvidas durante a campanha é a doação de cabelo humano para mulheres que estão enfrentando o câncer e realizando o tratamento no Hospital Amaral Carvalho.
Segundo o secretário de Saúde, qualquer um pode ajudar, basta levar as mechas doadas, com um cumprimento maior de 15 cm., até a Secretaria Municipal de Saúde, no setor de protocolo, das 7 às 17h.
Exposição de Fotos
Como uma forma de incentivar as mulheres a realizarem seu exame preventivo do câncer e enfatizar a importância de se amar e se apaixonar pela própria saúde, a Secretaria de Saúde realizará uma exposição com fotos do making off  do material gráfico da campanha.
A exposição, que conta com uma parceria da Sinkrofoto Foto & Video, será realizada na Biblioteca Municipal “Professor Tobias Rodrigues”, do dia 9 até o dia 31 de outubro, das 7h30 às 17 horas. A abertura oficial da mostra de fotos será realizada no próximo dia 9, ás 19h30.
“Gostaríamos de convidar a toda população para participar da exposição, que terá entrada franca, e também convidar as mulheres a participarem da programação e realizarem os exames preventivos. Agradecemos o apoio da Prefeitura, pelo suporte na campanha e também dos nossos parceiros que são a Sinkro foto, Rogéria Chedid, Renata Chedid, Leila Chedid, Lucilene Tutia, Márcia Maura, Neia Geromini, Thais Fonseca, Loja Santo Decoty, Darlene Ayalla, AB Semi Jóias, Bekas Design, Érica Blachi, Indústria de móveis Izabel, Lu Bolos e Doces, Pax Flores, Luggui e o salão Camarim dos Meninos”, concluiu.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
0800 773 1600


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música