Despacito: o Hino do Verão 2017 é o vídeo mais visto de sempre no YouTube

08 agosto, 2017

por Gonçalo Sousa

em Indústria Musical, Música de Dança, Notícias de Música

É verdadeiramente inegável que Despacito é o maior sucesso musical de 2017! E agora o vídeo deste êxito incontornável de Luis Fonsi & Daddy Yankee alcançou o registo de vídeo mais visto de sempre no YouTube, sendo ainda o primeiro a ultrapassar a marca das 3 mil milhões de visualizações na maior plataforma de vídeo do Mundo.

A música hispânica produziu mais um fenómeno inesperado: em apenas 204 dias, Despacitoquebrou o recorde anteriormente atingido por Wiz Khalifa com Charlie Puth e o tema See You Again, que por sua vez tinha ultrapassado recentemente o número de visualizações de Gangnam Style do sul-coreano Psy.

Ainda mais demonstrativo da penetração global de Despacito é o facto de ser o vídeo mais visto em 2017 em mais de 40 países, com uma média de 14,5 milhões de visualizações diárias!

Sem explicação possível, o vídeo acumulou visualizações em massa em países tão diferentes como o México (385 milhões), Brasil (224 milhões ), Itália (146 milhões), França (85 milhões), Indonésia (41 milhões), Índia (33 milhões), Israel (18 milhões) ou o Egito (10 milhões).

“Quebrar o recorde do vídeo mais visto de sempre no YouTube é verdadeiramente incrível, não apenas para mim mas para a música latina e para a nossa cultura. Trabalhar com uma plataforma como o YouTube permitiu que a nossa canção chegasse a públicos de todo o mundo, algo que apenas há uma década era impossível. Sem dúvida que ter contado com o apoio deles foi fundamental no sucesso global de Despacito. Tudo o que aconteceu nos últimos seis meses ultrapassou largamente todas as minhas expectativas e estou muito grato que as pessoas gostem tanto [da canção] e continuem a cantá-la, a dançar ao som dela e a partilhá-la”, afirma Luis Fonsi, autor da canção.

Sendo o maior sucesso de 2017, a música e o remix com a participação de Justin Bieber já registaram mais de 4,6 mil milhões de streams em todas as plataformas de streaming de música. Comentando esta conquista, Luis Fonsi disse: “O streaming é uma forma de interligar públicos de todo o mundo e ajudou minha música a alcançar todos os cantos do planeta. É verdadeiramente uma honra que Despacito seja agora a música maior número de streams na História.”

Como nasceu Despacito?

Além de dominar a rádio, os streams e vídeos de música nos últimos seis meses, Despacito(tema produzido por Andrés Torres e Mauricio Renginfo) continua imparável, sucedendo-se os elogios, conquistas e recordes da indústria. Não foi por acaso que aconteceu esta subida sem precedentes nos tops globais.

Recentemente, Luis Fonsi apresentou não só Despacito, mas muitos outros sucessos em dois concertos muito aplaudidos em Portugal. Mas afinal qual é a história deste tema?

Como é habitual em muitos casos de sucesso musical, tudo começou num dia fortuito quando Daddy Yankee, Luis Fonsi e a compositora porto-riquenha Erika Ender se juntaram para criar mais uma música, nunca imaginando que esta rapidamente seduziria o público.

Na verdade, Luis Fonsi, cuja carreira começou em 1998 e já ganhou um Grammy latino, ligou a guitarra sentado no sofá em casa, começando a tocar ritmos porto-riquenhos na companhia de Erika Ender. Ambos foram acrescentando ritmos urbanos pop, enquanto a letra surgia naturalmente acompanhando a melodia.

Posteriormente, Luis Fonsi teve a ideia de incorporar o porto-riquenho Daddy Yankee: “Sabíamos que precisávamos desta mistura de música urbana com pop latino e aconteceu. Ele é um amigo e temos colaborado no passado. Ele ouviu a música, juntou-se e quando colocou sua magia levou o tema para outro lugar. Estou extremamente grato que tenha confiado em mim “, explicou o autor da canção numa entrevista recente.

O empurrão de Justin Bieber a Despacito

Claro que a remix com a superestrela pop Justin Bieber exponenciou o efeito sedutor de Despacito, que mais do que nunca é considerado o verdadeiro hino de 2017.

Conforme explicamos neste artigo, Justin Bieber: um fenómeno universal que começou no YouTube, o próprio artista canadiano começou o seu percurso em direcção à galeria universal das Lendas da Música através da maior plataforma de vídeos online do Mundo.

Estamos em 2009 quando se ouve falar de Justin Bieber, uma das grandes revelações do ano. Na altura com 15 anos, o artista que se viria a tornar famoso pela interpretação de Baby começou a ganhar uma base de fãs através do YouTube. Foi nesta rede social que, desde 2007, o artista – incentivado pelos pais – começou a partilhar covers de músicas de artistas como Usher, Ne-Yo e Stevie Wonder.

Sendo um símbolo para a geração nascida depois de 1995, Justin Bieber é também um artista que dita tendências e o facto de ter realizado a remix de Despacito aumentou ainda mais o reconhecimento do público.

Por isso mesmo, Luis Fonsi afirmou sentir-se “profundamente grato pela grande aceitação que tem tido este tema e feliz por poder partilhar este grande êxito com o meu colega e amigo Daddy Yankee e também pela remix de Justin Bieber. Despacito é uma homenagem à minha terra, Porto Rico, ao seu ritmo e sabor, e enche-me de orgulho saber que estamos a contagiar tantas pessoas em todo o mundo com a nossa música e alegria.”

E agora, como não podia deixar de ser, aqui fica, o vídeo de Despacito, realizado por Carlos Perez/Elastic People!

ARTIGOS RELACIONADOS

http://mundodemusicas.com/wp-content/uploads/2015/06/logo.jpg

logo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música