4.7.13

Orquestra Júlio de Castro completa 66 anos

A Orquestra Municipal Júlio de Castro fará 66 anos no dia 10 de julho, mas a comemoração acontecerá no dia 12, em uma sexta, com apresentações na Casa de Cultura, localizada na rua Nhambiquaras, 160, centro.

O tema da apresentação será “Musical - Tradição e Harmonia”, com 20 músicas nacionais e internacionais, “que vão do MPB ao rock popular, com uma variada organização musical”, disse o diretor administrativo e artístico da orquestra, Wolf Nobel.

Atualmente, a banda conta com 21 integrantes, contando com a cantora, técnico de som e o arranjador. Mas o ideal seria 27, pois faltam alguns músicos, principalmente para instrumentos de sopro.

A formação da banda aconteceu em 1947, com a chegada do Maestro Júlio de Castro na cidade. O músico foi trazido de Monte Azul pelo fundador de Tupã, Luiz Souza Leão, também incentivado por João Messas e Américo Scandiuzi.

A primeira audição ocorreu no dia 10 de julho daquele ano. Todos os filhos do maestro também passaram pela Big Band.

Antes da criação da orquestra, havia uma banda pequena, amadora com integrantes de Tupã e Iacri. “Eram apenas amantes da música”, disse. Somente com a vinda de Júlio de Castro que a orquestra foi formalizada.

A orquestra é mantida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e liderada pelo secretário Charles dos Passos. O grupo conta com anipes de saxofones, trombones, trompetes e seção rítmica composta de guitarras, contrabaixos, baterias e percussão.

A Big Band tem se apresentado em escolas, feiras, Exapit, praças, entidades e grandes eventos promovidos pela Prefeitura.

Charles dos Passos disse que a orquestra passou por uma reformulação artística, de cenário e estilo. Os ensaios acontecem todas as segundas, no Espaço Cultural “Zé Pretinho”, na Praça da Bandeira, a partir das 20 horas, e é aberto ao público em geral.

Fonte: Rádio Interativa Tupã

Interativa Portal  da  INTERATIVA  FM

http://www.interativa.fm/noticia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário