Osesp assume gestão do Festival de Campos do Jordão

AE - Agência Estado
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) assume este ano a gestão do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, já havia sinalizado, em declarações no ano passado, a intenção de promover a troca do comando na condução do evento, até então a cargo da Organização Social Santa Marcelina.


"É uma questão de política pública de cultura, não tem a ver com qualidade", afirma Ana Flávia Souza Leite, coordenadora da Unidade de Formação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Ainda segundo ela, "provavelmente" a maestrina norte-americana Marin Alsop, regente titular da Osesp, será a responsável pela direção artística do evento. "Marin tem experiência e vocação para o festival".

A coordenadora da Unidade de Formação da Secretaria de Estado da Cultura diz que o orçamento do evento para 2012 não está definido, mas os trâmites legais envolvendo a troca de gestão do Festival de Campos do Jordão estão em processo de conclusão. "O Estado implantou o Sistema Paulista de Música a partir de janeiro, operando com novos moldes", diz Ana Flávia Souza Leite. O investimento total da secretaria para a área musical será de R$ 200 milhões em 2012, segundo a coordenadora. A Osesp, o Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (esses dois, geridos pela Santa Marcelina) e o Festival de Inverno de Campos do Jordão são equipamentos que integram o Sistema Paulista.

Na edição anterior do evento, em julho de 2011, a Osesp não ocupou o posto de orquestra residente do festival e realizou apenas o concerto de abertura. A coordenadora da Unidade de Formação da secretaria afirma que a retomada da Osesp como gestora do festival vai promover um maior intercâmbio cultural entre os alunos de música de São Paulo e convidados internacionais dado o prestígio da orquestra.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é voltado, principalmente, para atividades pedagógicas e promove também atrações para o público. No ano passado apresentou 55 concertos e teve 164 bolsistas. Em termos numéricos, foi considerada uma edição mais enxuta em relação às anteriores. Seu orçamento anunciado na época foi de R$ 5,5 milhões.

Segundo Ana Flávia, a Osesp assume festival "com todo seu corpo operacional", mas ela ressalta que o orçamento do evento é independente do que é destinado à orquestra, que tem sua sede na Sala São Paulo. O evento utiliza também recursos captados por meio de Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

NELSON DE CASTRO Personagens da MEMÓRIA MUSICAL DE NOSSA TERRA