MÚSICA É AMOR, DEFINE ZECA DO TROMPETE


http://ipiauonline.com.br/wp-content/uploads/2011/08/DSC00205-300x225.jpg

Por José Américo

Simplesmente genial, na humildade de saber tocar um instrumento e se contentar em apenas ser assim, simples, em sua aldeia, sua cidade. José Ângelo Neto (Zeca), 82 anos, natural de Ipiaú, remanescente da Orquestra 15 de Maio, regida pelo Mestre Lôla, com quem aprendeu a arte instrumental, é uma singela referencia da musicalidade Ipiauense. Sua primeira tocata foi justamente quando a Orquestra 15 de maio fez o show de inauguração da Praça dos Cometas, no dia 17 de dezembro de 1958,”uma festa inesquecível”, conforme lembram os mais antigos.

O trompete de Zeca seria ouvido em outras formações que deixaram nome na historia deste município. Nas primeiras turmas do Musical Apolo IX(1968) e do Conjunto Joedson(1977), ele estava presente. Em todos esses grupos dividiu palco com gente como Osório Costa, Naél Conceição, Alfredo, Benedito, João Trombone, Lió, Gafieira , Nelson Vargas e outros grandes músicos. Foram inúmeras as participações de Zeca em importantes eventos culturais da cidade.Nas festas organizadas no Grupo Escolar Dr. Salvador da Matta, pela inesquecível professora Emeríta Castro, lá estava ele com seu instrumento, acompanhando jovens talentos, mostrando o valor da solidariedade.Também lhe cabia a honra de ensaiar a banda marcial que comandava os desfiles de Sete de Setembro da citada unidade educacional. Atualmente não é diferente.

Zeca Eça continua eficiente na arte de bem servir. Seu trompete é indispensável nos cânticos do coral das missas da Igreja Matriz de São Roque, nas procissões em louvor ao padroeiro. Há mais de 20 anos ele está engajado nas atividades paroquianas, inclusive ,é bom lembrar, deu grande contribuição ao pessoal do “Vinde Jovem”. Sabendo que “é bom tocar um instrumento”, Zeca Eça marca seu tempo com ternura e a musicalidade que Deus lhe deu. Pedimos que ele definisse o que é a musica e a resposta veio em tom de mansidão, como uma suave melodia: “A musica é amor e quem gosta dela gosta da paz”

NI - Noticias de Ipiau

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música