Tupã: vereador Luis Carlos mobiliza segmento cultural para discutir o Sistema Municipal de Cultura

camaraLCS
Audiências continuam neste final de semana na Câmara Municipal
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos Sanches, iniciou no final de semana passado uma série de audiências com representantes do segmento cultural de Tupã, com o objetivo de apresentar e discutir a elaboração do Sistema Municipal de Cultura. No sábado, cerca de 100 músicos participaram da reunião. Já no domingo, o parlamentar explicou a proposta para os grupos de teatro da cidade.
Durante o encontro, o vereador Luis Carlos entregou uma cópia do projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Cultura da Estância Turística de Tupã, cria o Fundo Municipal de Incentivo a Cultura e estabelece diretrizes para políticas públicas de cultura, visando metas e implantação do Plano Municipal de Cultura, cria o Fórum de Debates Cultural e institui o Conselho Municipal de Cultura.
Segundo Luis Carlos, o Sistema Municipal de Cultura visa proporcionar efetivas condições para o exercício da cidadania cultural a todos os tupãenses, estabelece novos mecanismos de gestão pública das políticas culturais e cria instâncias de efetiva participação de todos os segmentos sociais atuantes no meio cultural.
Já o Fundo Municipal de Incentivo Cultural, conforme explica o vereador, seria um instrumento de financiamento das políticas públicas municipais de cultura nas áreas de arte e patrimônio cultural, de natureza contábil especial, mediante editais específicos, que designa a forma de apoio. “O objetivo é financiar os projetos culturais nas áreas de arte e patrimônio cultural, apresentados por pessoas físicas e jurídicas, de direito público e privado inscritos no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais”, informa.
Além de explicar o projeto, o vereador Luis Carlos também ouviu as reivindicações e sugestões dos músicos e grupos de teatro. O objetivo das audiências é conhecer os anseios de instrumentistas, cantores, grupos de dança, artistas plásticos, escritores, grupos de teatro e conservatórios da cidade.
Durante a reunião do último sábado, alguns músicos relataram que esperam uma iniciativa como essa há mais de 25 anos para obter maior apoio e reconhecimento de suas atividades. Alguns instrumentistas reclamaram que, muitas vezes, são mais valorizados fora de Tupã do que na própria cidade. Por isso, eles apóiam essa proposta do vereador.
A série de audiências terá seqüência neste final de semana. Na sexta-feira, às 20 horas, o vereador Luis Carlos se reunirá com a Associação dos Artistas, Artesãos e Escritores. Já no dia 9 de julho, o encontro será com as academias e grupos de danças. No domingo, a reunião será com os representantes de conservatórios, orquestras, banda marcial e escolas de música.
O vereador Luis Carlos já agendou a segunda reunião com os músicos (dia 13) e grupos de teatro (dia 15). As audiências acontecerão na Câmara Municipal, com início às 19h30. Na oportunidade, os participantes poderão apresentar suas sugestões para o projeto que institui o Sistema Municipal de Cultura.
As pessoas interessadas em participar das audiências podem entrar em contato com a assessoria do vereador Luis Carlos, na Câmara Municipal. O parlamentar convida os capoeiristas, a comunidade indígena da Ponte Alta, os escritores, os rappers, os grafiteiros e os representantes do movimento hip hop para participar dos encontros.
logotupa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música