Natal, a capital do trombone

Trombonistas de todo o mundo aportam na capital potiguar, de 3 a 7, para participar do 17º Festival Brasileiro de Trombones
Alex Costa // alexcosta.rn@dabr.com.br // Especial para O Poti

Grande privilégio para a capital potiguar. Pela primeira vez, Natal recebe um festival de trombones que trará grandes personalidades da música nacional e internacional para o Rio Grande do Norte. Com a quantidade suficiente de trombonistas para que seja possível receber um evento desse porte, a cidade se prepara para uma explosão de cultura e entretenimento que acontecerá ao longo desta semana com a 17ª edição do Festival Brasileiro de Trombones, de 3 a 7 de maio, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "São 40 trombonistas de nosso estado, 40 de Pernambuco e 40 da Paraíba tocando juntos somente na abertura, acompanhados do grupo Pau e Lata. Prestígio e cultura popular trabalhando juntos", disse Gilberto Cabral, organizador da iniciativa.

Um dos destaques do evento, que ocorrerá na Escola de Música da UFRN, será o brasileiro Raul de Souza Foto:Yamaha Musical/Divulgação

Um dos ícones da música instrumental no país, Raul de Souza é o trombonista brasileiro mais famoso no exterior, desembarca em Natal para participar do festival. O evento ocorrerá durante todo o dia com palestras e oficinas e, à noite, com shows no Espaço Cultural Buraco da Catita, no bairro da Ribeira. A abertura acontece nesta terça-feira, a partir das 20h, no anfiteatro da Escola de Música, com shows do grupo potiguar Boca no Trombone e coral composto por trombonistas do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, que interpretarão composições de Gilberto Cabral, Neemias Lopes, Antônio de Pádua e Klênio Barros.
Nos demais dias, trombonistas de destaque nacional e internacional também participarão do encontro, como Jacques Mauger (Suiça), Lindon Brett Baker (Inglaterra), James Lebens (Canadá), Bradley Palmer (EUA), Javier Colomer (Espanha), Dirk Amrein (Alemanha), Don Rayment (Canadá) e os grandes trombonistas brasileiros Alciomar Oliveira, Renato Farias, Fernando Cardoso e Rafael Rocha.
O festival é uma referência nacional na formação e aperfeiçoamento de músicos, e na divulgação do trombone e seu repertório, em todos os estilos musicais. Organizado anualmente pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), o evento já contou com a participação de centenas de trombonistas em todo o Brasil. Edições anteriores foram realizadas nas principais cidades do país, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
Destaques potiguares
Não podemos esquecer de citar os nomes potiguares, reconhecidos pelo talento de encantar o público. No decorrer desta reportagem, o leitor vai acompanhar a história de três desses grandes artistas que elevam a musicalidade potiguar a patamares jamais alcançados em outras décadas. O primeiro deles é o natalense Laerte Adler. Aos 12 anos iniciou seus estudos na Academia de Música Serra em Toques e Cantos na Idade, do município de Serra Caiada, com o professor e maestro João da Banda. Em 2004, ele concluiu o curso básico em trombone na Escola de Música da UFRN, onde em 2008 concluiu o curso técnico de música. No mesmo ano, começou o curso de Bacharelado em Música. "Música para mim é o sopro da vida. Respirar é uma melodia. Sem músicaseria impossível existir a vida como conhecessemos. Tudo seria um caos", disse.
Laerte participou de vários festivais e Master Classes no Brasil, incluindo a execução de uma peça no concerto do professor de trombone da Michigan University o professor Curtis Olson no XVI Festival Brasileiro de Trombonistas. Atuou como músico convidado da Banda Sinfônica da cidade do Natal (2007 e 2008), na qual gravou um CD em 2007 e da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (2008 e 2009). Atualmente, leciona na Escola de Musica Municipal de Macaíba. É músico da Big Band Jerimum Jazz, onde gravou um CD em 2008, Orquestra Sinfônica da EMUFRN, Quarteto de trombones Potibones, Grupo de Metais e Percussão da EMUFRN e da Banda Perfume de Gardênia.
DIARIO  de  NATAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música