CULTURA: CAIO IGNÁCIO - RENOMADO PERCUSSIONISTA BRASILEIRO ESTEVE NA PRAÇA DA BANDEIRA

Excelente  a  oficina  de  Percussão  acontecida  no  sábado (04/11)  no  Espaço       Zé
Pretinho  em  alto  nivel  Caio Ignácio , renomado percussionista brasileiro, com turnês no Japão, Argentina e EUA, acompanhando grandes artistas brasileiros e internacionais. Especialista em canções e ritmos africanos, com participações em teatro, dança, produções musicais, direção musical de vários espetáculos com ampla experiência em processos educativos musicais, oficinas e conferências.
Alessandro Pikeno é músico e educador no Instituto Favela da Paz. Percussionista autodidata, começou  sua história com a música aos 11 anos, quando assistia ensaios de grupos de samba na comunidade da zona sul de São Paulo onde vive
Fazendo parte da programação do Mês da Consciência Negra em Tupã que acorre  durante este  mês de novembro haverá oficinas culturais de formação cultural.
A atividade será realizada pela secretaria da Cultura de Tupã  em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura - Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.
Programação
No dia 4 de novembro  (Sábado), das 9 às 18 horas, na Praça da Bandeira, será realizada a Oficina de Encontros D’África- Aspectos Sociais e Culturais da Música Africana-Roda de Percussão com a coordenação de Caio Ignácio e Alessandro Pikeno de São Paulo. O evento conta com 25 vagas e será destinado para maiores de 16 anos.
Caio Ignácio é renomado percussionista brasileiro, com turnês no Japão, Argentina e EUA, acompanhando grandes artistas brasileiros e internacionais. Especialista em canções e ritmos africanos, com participações em teatro, dança, produções musicais, direção musical de vários espetáculos com ampla experiência em processos educativos musicais, oficinas e conferências.
Alessandro Pikeno é músico e educador no Instituto Favela da Paz. Percussionista autodidata, começou  sua história com a música aos 11 anos, quando assistia ensaios de grupos de samba na comunidade da zona sul de São Paulo onde vive.
Tocou para vários grupos de pagode e artistas de Rap, e trabalhou com teatro infantil em 2 espetáculos junto à Cia de Dança Sou Capaz. Atualmente é um dos líderes no Instituto Favela da Paz e desenvolve projetos relacionados a aulas de percussão e workshops de música no instituto, integrante da banda Poesia Samba Soul, trabalha junto à Cia de dança Contemporânea “Sansacroma" em 3 espetáculos, integrante dos grupos de percussão "O Som dos Tambores" e "Mestiçagem".
A oficina procura estimular a capacidade de concentração e vocabulário musical específico para cada instrumento e os elementos rítmicos básicos africanos. A partir de exercícios práticos, pretende-se estimular o manuseio de diferentes tipos de instrumentos e estruturas rítmicas possíveis.
Já nos dias 11 e 12, das 14 às 18 horas, será realizada a oficina de Artes Cênicas – Dança/ Workshop De Danças Urbanas, com a coordenação de Thiago Negraxa de São Paulo no Espaço das Artes. O evento conta com 30 vagas e será destinado para maiores de 16 anos.
O objetivo da oficina é desenvolver em um período de 8 horas, diferentes qualidades e possibilidades com as Danças da Cultura Hip Hop, identificando as acentuações rítmicas corporais através das técnicas e qualidades como: Footwork, Body Control, e as possíveis técnicas de Waving, Isolation, Bounce e alguns códigos de diferentes estilos.
O Presidente da Ong Umont, André Backrap, lembrou que além das oficinas que são direcionadas para o público em geral, este ano realizaremos o novo projeto “SambaFashion” que será um baile com Grupo Força Maior e Desfile de Moda no Clube da Sabesp no dia 11 de novembro (sábado).
Já no dia 19 de novembro (domingo) na Praça da Bandeira, será realizado o Projeto “Afrofest”, onde haverá várias atividades de celebração do Mês da Consciência Negra em parceria onde já agradeço o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Sindicato do Comércio de Tupã e Região e SESC Thermas de Presidente Prudente.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música