Lanterna dos Afogados

LanternadosAfogados_660x310

A banda “Os Paralamas do Sucesso” é uma das mais versáteis do cenário nacional, conseguindo transitar entre o rock, o pop, o reggae e os ritmos nordestinos, sempre com muito bom gosto. A criação da música “Lanterna dos Afogados” é bem curiosa! Foi inspirada em um capítulo do romance “Jubiabá”, de Jorge Amado e composta em dez minutos por Herbert Vianna! O capítulo retrata o bar “Cais do Porto”, onde as mulheres dos pescadores esperavam os seus maridos com lanternas, para ajudá-los a achar o caminho de volta. Essas mulheres ficavam sempre aflitas, pois era uma atividade de grande risco e o medo estava sempre presente. Elas torciam a cada dia para que fosse possível encontrar novamente seus maridos.

Segundo o próprio Herbert em uma entrevista para a “Vinho Magazine”, certa vez saiu para jantar com sua namorada. Ao sentarem na moto, ela começou a conversar, mas ele pediu para que ela não falasse mais nada, porque estava com a melodia e a letra na cabeça. Assim que chegaram ao restaurante, em Ipanema, o garçom se aproximou para tirar o pedido. Herbert rapidamente pediu papel e caneta e transcreveu a música. Nos dez minutos entre sua casa e o restaurante, a música foi composta!

“Lanterna dos Afogados” foi lançada no álbum “Big Bang” (1989), o quinto da banda. A instrumentação foi aumentada, incluindo teclados e sopros, permitindo melodias mais ousadas. A canção foi consagrada pela crítica e caiu no gosto popular, sendo uma das músicas mais executadas nas rádios, no ano de seu lançamento. Também já ganhou interpretações nas vozes de Cássia Eller, Daniela Mercury, Gal Costa, Maria Gadú e Cláudia Leitte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música