Osesp brilha em Londres


AE - Agênci

"Oferecer música clássica de qualidade, para o maior número de pessoas." Sentado em um dos salões do centenário Royal Albert Hall, Roger Wright se diverte lembrando que é bem provável que os criadores do Proms, em 1895, tenham definido o festival com as mesmas palavras. "No fundo, é isso mesmo. O que mudou foi apenas a ?percepção de novos desafios, trazidos pela tecnologia e pela necessidade, sempre presente, de ampliar as plateias, buscar novos públicos", diz.
Wright é diretor do Proms desde 2007, ocupação que divide com a de controlador geral da BBC 3, emissora de rádio estatal dedicada à música clássica - e também responsável pelo Proms (abreviatura de Promenade Concerts). Isso significa que ele é encarregado de montar uma temporada anual de cerca de cem concertos, realizados entre o fim de julho e o começo de setembro, todos eles transmitidos ao vivo pelo rádio - e um terço deles também pela televisão, caso, por exemplo, do concerto feito pela Osesp na noite de quarta-feira, 15.
Realizado no verão, o festival não deixa a capital. Faz questão de ser uma opção para quem fica - e quem visita a cidade. "E, em tempos de internet, nossas transmissões podem chegar a qualquer lugar do mundo por meio do nosso site", diz Wright. "É importante ter isso em mente quando programamos. Que público eu quero atingir? Todos, do jovem estudante à família que vem reunida assistir a um concerto. O foco é cativar ainda mais o público tradicional e, ao mesmo tempo, inovar, arriscar, para ser capaz de atrair pessoas que nunca estiveram em um concerto."
Nesse sentido, é fundamental o valor dos ingressos - o mais barato custa 7 libras. "Quem paga o ingresso mais barato fica mais perto do palco, no círculo central, e isso é interessante", diz Wright. Mas isso não basta, acredita ele. Desde o início dos anos 2000, o Proms tem realizado em todo o Reino Unido um projeto de educação musical, coordenado por Ellana Wakely. Ela explica que seu trabalho foi transformar trabalhos comunitários em uma rede integrada de ações, cuja palavra-chave é "participação". "Nossa função é dar as ferramentas para que as pessoas absorvam a música no dia a dia", diz. O que significa desde aulas de musicalização nas escolas até a criação de orquestras familiares, montadas nas comunidades, passando por sete laboratórios de composição espalhados pelo Reino Unido. "Músicos da BBC e compositores mais experientes trabalham com os jovens, estimulando-os a criar suas próprias composições, que depois são selecionadas e podem chegar a ser tocadas em concerto do Proms."
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música