Música instrumental segue em plena forma (Festival)

15.05.2012
Clique para Ampliar
Alunos de Miquéias dos Santos: multi-instrumentista é atração do festival do CCBNB
FOTO: VIVIANE PINHEIRO
VII Festival da Música Instrumental começa amanhã, com atrações em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa (PB)

Ainda que quase sempre longe dos holofotes da grande mídia, a música instrumental tem um público fiel e crescente. O Festival da Música Instrumental, por exemplo, chega a sua sétima edição em 2012, com a participação de instrumentistas dos nove estados do Nordeste, além de representantes de São Paulo, do Distrito Federal e da Argentina.

O evento começa amanhã e segue até o dia 16 deste mês. A programação gratuita ocupa os CCBNBs (Centros Culturais Banco do Nordeste) Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte) e Sousa (PB). No total, serão 55 concertos e oito passagens de som abertas, além de oficinas de formação artística, troca de ideias e um acervo especial nas bibliotecas dos CCBNBs.

A organização promete para este ano um festival mais ousado, valorizando a diversidade não só de sons, mas também de instrumentos. Orquestras e grupos de percussão que trabalham com reciclagem de materiais, transformando em música garrafas pet, vidros e latas jogados no lixo estarão na programação. Já a tradicional sanfona terá um destaque especial, em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.

O cearense Miquéias dos Santos, que este ano toca pela terceira vez no festival, não espera que a música instrumental chegue ao mesmo patamar da música vocal, que recebe mais atenção da mídia. "No entanto, percebo que o cenário de 10 anos atrás era bem menor. Tínhamos bons músicos, mas poucos eventos", lembra. Hoje em dia, há shows toda semana, seja no Centro Dragão do Mar, no CCBNB e até mesmo em bares. "E sempre dá público", completa.

Professor de baixo e violão há mais de quinze anos, Miquéias viu a procura por aulas particulares aumentar após a popularização de eventos de música instrumental. Além disso, se prepara para gravar o primeiro CD solo e, assim como outros colegas de geração, conseguiu patrocínios de marcas nacionais para instrumentos, cabos e acessórios.

"O mercado está crescendo, e o Ceará exporta muitos músicos, não só populares, mas também eruditos", afirma Marta Carvalho, organizadora do III IB&T Bass Festival em Fortaleza, que acontece nos três primeiros dias do Festival de Música Instrumental. Essa programação é especialmente dedicada aos amantes do contrabaixo, com músicos contemplando gêneros e estilos distintos, com repertórios que incluem jazz, samba, soul, funk, groove e rock.

O evento conta com a participação de 19 baixistas cearenses e outros de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Ao todo, são 50 músicos em ação, contando com as bandas de apoio. Estarão no palco desde nomes da primeira geração dos graves, como Luís Miguel e Jerônimo Neto, até jovens alunos em formação.

A seleção dos músicos resulta em um painel que mostra a evolução do contrabaixo na música instrumental. "É um instrumento que vem crescendo e mudando seu papel. Antes, ele sempre aparecia atrás, junto com a bateria. Hoje, ele evoluiu e se destaca", conta Marta. Prova disso é a apresentação solo do baixista paulista Ronaldo Lobo.

O IB&T Bass Festival é realizado desde 2004 em várias cidades brasileiras e chega pela terceira vez à Fortaleza. Trata-se de uma parceria do CCBNB com escolas de música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tocata, Tom Maior e Tônica), proporcionando essas aulas-shows que têm por objetivo valorizar, favorecer, formar, destacar e unir alunos, professores, músicos e público em geral.

A capital cearense é a única onde as escolas se unem na promoção do IB&T Festival. As propostas se multiplicam. Em novembro será realizado, pela terceira vez, um evento especial em torno do violão. Há planos ainda para programações específicas para a guitarra, a bateria e o canto.

Mais informações:

VII Festival da Música Instrumental. De hoje a 26 de maio nos CCBNBs Fortaleza, Cariri e Sousa. Gratuito. Programação completa disponível em http://www.bnb.gov.br/cultura

CADERNO 3
Diario do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/caderno.asp?codigo=3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música