Emoção marca homenagens aos ex-combatentes de 32 em Tupã



Novejulho6NoveJulho2
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Museu Histórico e Pedagógico “índia Vanuíre”, Polícia Militar e O Tiro de Guerra, realizou no último sábado a solenidade em homenagem aos combatentes paulistas que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932.
Tupã, que contou com 45 combatentes na revolução, é atualmente uma das únicas cidades da região que mantém viva a tradição de celebrar o Dia do Soldado Constitucionalista. O evento, que é realizado anualmente na Praça 9 de Julho, tem por objetivo resgatar a importância do movimento revolucionário para o estado e país.
A solenidade deste ano foi aberta pela diretora do museu, Tamimi Rayes Borsatto; pelo tenente Marcus Vinicius Veronez, da Polícia Militar e pelo delegado da 11ª Delegacia do Serviço Militar, tenente Itamar Aparecido Simões, que hastearam as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Tupã ao som do Hino Nacional, executado pela Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”.
Em seguida, foi realizada a leitura de nota alusiva à data, como forma de homenagear os cidadãos tupãenses que tiveram uma participação direta ou indireta no conflito, em que o povo paulista clamava pelo retorno da ordem constitucional no país.
Outro momento de grande comoção foi a homenagem aos 601 combatentes mortos na revolução e a leitura da relação dos 45 ex-combatentes tupãenses, realizadas sob a execução do toque de silêncio.
Em seguida a secretária municipal de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales, a diretora do museu Tamimi Borsatto e o tenente Marcus Veronez depositaram uma coroa de flores no monumento da Praça 9 de Julho, que recebeu o nome da revolução constitucionalista homenagem aos soldados de 32.
A solenidade teve sequência com a entrega de láureas de mérito pessoal, que foram entregues aos policiais militares que se destacaram no exercício da profissão e no cumprimento do dever. A láurea de mérito pessoal foi instituída em 1974, como uma comenda outorgada a policiais militares que se destacam por seus méritos profissionais na solução de ocorrências policiais e na dedicação em prol à causa pública.
A homenagem é concedida em cinco graus diversos a de 5º grau, em bronze; de 4º grau em cromo; de 3º grau em prata; de 2º grau em ouro e a de 1º grau, em esmalte e nas cores do Estado de São Paulo.
Durante a solenidade foram entregues seis láureas de 4º grau aos policiais, cabo Rosidnei Ruiz e soldados Marcelo Henrique de Oliveira, Marcelo Benites Paveloski e Urias Pereira da Silva. Também foi entregue uma láurea de 3º grau para o sargento Félix José de Meira e uma láurea de 2º grau para o cabo Osvaldo Ramiro.
Novejulho
Novejulho2
Novejulho3
Novejulho4
logotupa
http://www.jornaldetupa.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música