Começou a programação da 39ª Semana do Índio

Abertura do evento, na EE “Índia Vanuíre”, também foi marcada pela homenagem ao Dia do Exército
340e99dd93b7eaea03b6b5141527ee50
Aconteceu na manhã de ontem a solenidade de abertura da 39ª Semana do Índio, na escola estadual “Índia Vanuíre”, defronte ao mausoléu onde está enterrada a patronesse da escola. Na ocasião também foi comemorado o Dia do Exército – que também é comemorado no mesmo dia, 19 de abril -, com a presença dos atirados do Tiro de Guerra de Tupã e do subtenente Marcos Arlindo Cogo.
Além desses, também estiveram presentes alguns índios Kaingangs e Krenac, autoridades municipais a secretária de Turismo e Cultura Aracelis Gois Morales e a diretora da escola “Índia Vanuíre”, Júlia Messas.
A Semana do Índio é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”, a Secretaria de Estado de Cultura e Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari.
Durante a cerimônia, os organizadores do evento prestam uma homenagem à índia kaingang Vanuíre e relembram sua importância na pacificação entre brancos e índios no oeste paulista. A diretora do Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”, Tamimi David Rayes Borsatto disse que a Semana tem como finalidade levar a importância dos Kaingang paulistas para a vida da comunidade, e deixar claro o importante papel que Índia Vanuíre desempenhou para a Pacificação de seus irmãos Kaingang.
Ela ressaltou que esse encontro histórico elegeu Índia Vanuíre na região como a pacificadora. “Após esse encontro entre brancos e Índios tinha soado o momento Histórico de conciliação entre os primitivos donos das Terras e os pioneiros da colonização Branca. Esta semana aproveitamos para meditar e refletir a importância e a valorização dessa cultura indígena, assim como deixar para os nossos estudantes o quanto nossos índios tiveram um papel importante e decisivo na formação do povo brasileiro”, disse
A diretora também destacou o importante papel do Exercito Brasileiro. Tamimi parabenizou o subtenente Marcos Arlindo Cogo pelo trabalho que vem realizando a frente do Tiro de Guerra local, levando seus atiradores a estar aptos com seus compromissos militares perante a Pátria. “Parabéns Subtenente, Cogo! O exército necessita de cidadãos como vossa Senhoria, que não temem a luta e que através do seu trabalho faz dos nossos atiradores, homens capazes de enfrentar, defender e morrer se for preciso, pelo bem de nossa Pátria. Parabéns Exército Brasileiro pela passagem do seu dia”, concluiu.
O vice-cacique Irineu saudou a todos e agradeceu pela homenagem realizada para o seu povo. Outra índia, Kaingang, Lidiane Damasceno, comentou sobre o cotidiano dos índios de hoje, também falou um pouco do passado e convidou a todos para conhecerem a aldeia.
Júlia Messas citou que temos muito que aprender com os índios, já que eles sabem valorizar e defender a natureza. Ela ainda falou da importância de resgatar a cultura raiz do continente, que ainda é grande mesmo com tantas influências de outras etnias. “Um povo sem história é um povo sem identidade”, disse.
A secretária Aracelis Gois Morales também falou da importância em resgatar a memória tanto do Dia do Índio quanto do Dia do Exército, ressaltando o quanto tudo isso contribui para a formação cultural das pessoas. “Não somos nada sem cultura”, comentou.
Ainda no discorrer da solenidade, uma aluna da 8ª série da escola “Índia Vanuíre”, Lucimara do Amaral proferiu um poema de sua autoria sobre o índio. A cerimônia foi finalizada com entrega de flores no mausoléu de Vanuíre, ao som de uma música tribal cantada pela Kaingang, Dirce Jorge.
A programação da Semana do Índio se estende até o próximo dia 20 de abril, com atividades que promovem um resgate da cultura e dos costumes indígenas e aproxima, principalmente, as novas gerações dos mais antigos habitantes do Brasil. Entre os destaques da programação, estão exibição de vídeos e palestras, artesanato, além de uma exposição temporária aberta ontem.
A 39ª Semana do Índio será encerrada no dia 20, às 20 horas, no Espaço Cultural “José Anselmo Filho - Zé Pretinho” com apresentação de dança dos índios Krenac e Kaingang, da Aldeia Vanuíre, que mostrarão à população de Tupã um pouco de sua cultura. Em seguida, acontecerá a premiação do VII Concurso Indígena promovido pela prefeitura de Tupã. A programação completa pode ser consultada no próprio museu. href="http://www.unisite.com.br/">http://unisite.com.br/Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música