O BRASIL É SOLAR - 350.ORG

Mais de mil alunos da rede municipal de ensino de Tupã, no interior paulista, participam de projeto artístico da 350.org pelo clima
Tupã (SP), 26/11/2010

(c) Flavio de Oliveira / Lumagi

Mais de mil alunos da rede municipal de ensino de Tupã, no interior paulista, usaram seus próprios corpos para formar hoje um sol no meio da bandeira do Brasil para lembrar o imenso potencial que o país tem de geração de energia a partir de fontes limpas e renováveis, como o sol. Placas solares, gentilmente cedidas pela empresa Blue Sol Solar Energy, também foram usadas na atividade
Esta é uma das várias instalações públicas de arte que estão sendo realizadas em mais de 15 pontos do planeta (1) durante esta semana como parte do projeto EARTH, da 350.org. Cada uma das instalações foi planejada para ser grande o bastante a ponto de ser visível do espaço e todos os projetos serão fotografados por satélites ou por avião.
“A arte pode comunicar de uma forma diferente o que a ciência vem alertando há muito tempo: a crise climática global é a mais séria ameaça que a humanidade jamais enfrentou”, disse Paula Collet, coordenadora da 350.org no Brasil. “Esperamos que essas instalações artísticas deem um novo fôlego à luta contra a crise climática. A arte não pode substituir a ação política, mas pode alavancar um verdadeiro movimento público para gerar a pressão tão necessária para a mudança”.

(c) Flavio de Oliveira / Lumagi
O objetivo do projeto é enviar uma mensagem aos líderes políticos que se reunirão a partir da semana que vem em Cancún, no México, para a necessidade de adotar e implementar políticas nacionais ousadas e consistentes de redução de emissões de gases do efeito-estufa – como, por exemplo, o fim do desmatamento e a transição para uma matriz energética limpa e renovável.
A implantação de políticas públicas que visem o incentivo à produção de energias positivas é cada vez mais urgente e necessária na luta contra o aquecimento global. Por isso, além de viabilizar o projeto EARTH, a 350.org está pedindo aos presidentes de seis países – entre eles, o Brasil – para se envolverem mais diretamente na promoção das energias renováveis.
A campanha Começar por Cima convida os governantes da Austrália, Brasil, Cazaquistão, China, México e Reino Unido a instalarem painéis solares em suas residências oficiais e/ou locais de trabalho. A ideia é que os próprios líderes políticos dêem o exemplo para promover o uso das energias renováveis em seus países e, assim, possam servir de exemplo para os cidadãos.
Os presidentes Mohammed Nasheed (Maldivas), Pratibha Patil (Índia) e Barack Obama (EUA) já se comprometeram com a iniciativa e escreveram seus nomes na história da busca de alternativas para a humanidade.
“Agora, queremos que o presidente Lula aceite o desafio e instale painéis solares nos telhados do Palácio do Planalto”, disse Paula. “Na época de sua construção, há 50 anos, o Palácio era um ícone da modernidade de um Brasil que se direcionava para um futuro de desenvolvimento econômico e social. Com este gesto simbólico, Lula estará mostrando que esse futuro já chegou, deixando à sua sucessora, a presidente eleita Dilma Roussef, o legado de dar continuidade a essa iniciativa”.

Nota ao editor:
(1)    Para tornar o EARTH possível, milhares de voluntários se reuniram na África do Sul (Cidade do Cabo), Austrália (Broken Hill), Brasil (Tupã-SP) Canadá (Vancouver), Egito (Cairo), Espanha (Delta del Ebro, Platja de los Eucaliptus), Estados Unidos (Los Angeles, Nova York, Santa Fé), Índia (Nova Délhi), Inglaterra (Brighton-Hove), Islândia (Reiquejavique), México (Cancun e Cidade do México) e República Dominicana (Santo Domingo).

Sobre 350.org:
350.org é uma campanha internacional que usa a internet e campanhas criativas como plataformas para construir um movimento de base pelas soluções climáticas em todo o planeta. Nos últimos dois anos, a campanha coordenou mais de 15 mil eventos em 188 países. 350.org representa o objetivo de reduzir a concentração de dióxido de carbono na nossa atmosfera do seu nível atual, de 390 partes por milhão (ppm) para abaixo dos 350 ppm, considerado pelos cientistas como o limite máximo seguro para o planeta. 350.org foi fundada pelo escritor e ambientalista americano Bill McKibben e um grupo de amigos da faculdade em 2008.

Sobre a Blue Sol Solar Energy:
Criada em 2008, a Blue Sol Solar Energy oferece painéis e equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica e térmica. A empresa visa disseminar a tecnologia fotovoltaica e de aquecimento solar térmico, bem como o conhecimento sobre os temas no Brasil promovendo, assim, uma fonte limpa, renovável e inesgotável de energia, alinhada com a crescente busca de soluções ecológicas e sustentáveis.
November 26th, 2010 | No Comments » | brasil
350.ORG BRASIL
http://world.350.org/brasil/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música