Tom Jobim – EMESP inicia processo seletivo para os Grupos Jovens do Estado e abre inscrições para cursos regulares de formação

O Certame da Canção do 17º Festival de Música Popular Brasileira abre, em fevereiro, a temporada artística do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – instituição vinculada ao Governo de São Paulo. Até o mês de dezembro serão realizados cinco encontros internacionais, além de festivais de música e teatro, uma bienal nacional e estreia de duas novas óperas.


Os Grupos Jovens da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (Tom Jobim – EMESP) preparam sua renovação anual e oferecem oportunidade para jovens músicos brasileiros integrarem uma das instituições de ensino musical mais conceituadas do país. As inscrições para o processo seletivo da Orquestra Jovem Tom Jobim, do Coral, da Orquestra e da Banda Sinfônica Jovem do Estado acontecem de 11 de janeiro a 5 de fevereiro e são gratuitas. A Escola também acaba de abrir mais de 400 vagas para os cursos regulares de pré-formação, formação e formação avançada, gratuitos, com inscrições até o dia 20 de janeiro. A Tom Jobim - EMESP é gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

As inscrições para o processo seletivo dos Grupos Jovens e para os cursos regulares da Escola devem ser feitas online pelo site da Escola (www.emesp.org.br). A Tom Jobim – EMESP, com mais de 20 anos de tradição, representa hoje um dos mais importantes núcleos de ensino de música do Brasil, atendendo gratuitamente cerca de 2.250 alunos desde a iniciação musical infantil até a formação avançada.

Grupos Jovens

Todos os inscritos passarão por testes de admissão e serão avaliados por uma banca examinadora de professores e músicos durante o mês de fevereiro. Os aprovados receberão uma bolsa como ajuda de custo mensal no valor de R$ 430 e terão ensaios, a partir do mês de março, três vezes por semana na Escola de Música do Estado de São Paulo.

Os interessados em integrar o Coral Jovem do Estado devem ter entre 14 e 28 anos e realizar o teste de ingresso. Para a Banda Sinfônica Jovem, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim, os jovens devem ter entre 14 e 28 anos. O teste de ingresso contempla aproximadamente 20 instrumentos musicais diferentes e é específico para cada um deles: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, tuba, trompa, eufônio, clarinete, requinta, flauta, oboé, fagote, saxofone erudito, saxofone popular, bateria, piano, guitarra, contrabaixo elétrico e percussão.

Cursos Regulares

Os cursos regulares oferecidos gratuitamente pela Tom Jobim – EMESP contemplam crianças, jovens e adultos com diferentes níveis de conhecimento, da iniciação musical à formação profissional, e atuam nas áreas popular e erudita, com o apoio de profissionais que se destacam por atividades artísticas e docentes no campo da música.

O processo seletivo é realizado em três fases: a primeira consiste na análise do currículo de estudos prévios fornecido pelo candidato no formulário de inscrição; e a segunda e a terceira fases, na realização de provas práticas, que serão agendadas a partir do dia 21 de janeiro.

Na área erudita, há cursos de formação para: Canto, Clarinete, Contrabaixo, Eufônio, Fagote, Flauta, Flauta doce, Oboé, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão, Violino, Violoncelo. E na área popular, para: Acordeom, Contrabaixo Elétrico, Contrabaixo Acústico, Bandolim, Bateria, Canto, Cavaquinho, Clarinete, Flauta, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Viola Caipira, Violão, Trompete, Trombone, Violão de sete cordas.

Dentro da Formação Avançada, a Tom Jobim – EMESP oferece cursos de Composição, Regência, Música Antiga, Ópera Estúdio e de Prática Instrumental Avançada para candidatos que tenham atuação profissional comprovada.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

A Santa Marcelina Cultura, que recebeu da Secretaria de Estado da Cultura em 2008 a qualificação de Organização Social, faz a gestão da Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo, do Guri Santa Marcelina, do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, e dos grupos jovens ligados à Escola: Orquestra Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, da Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim.

Debaixo de todos estes programas está o projeto de criar um ciclo virtuoso para a formação musical no estado de São Paulo, combinado a um sólido projeto de inserção social, com o respaldo da tradição de ensino das Irmãs de Santa Marcelina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música