A BOSSA CONTINUA NOVA


Nascida há 52 anos, a Bossa Nova ainda é o estilo musical brasileiro mais famoso em todo o mundo, e se moderniza a cada dia, servindo de inspiração até para a música eletrônica.



Definir quando nascem movimentos musicais nem sempre é tarefa das mais fáceis porém, o nascimento da Bossa Nova, um dos estilos mais cultuados até hoje, possui uma data exata: 10 de julho de 1958, ocasião em que João Gilberto gravou o samba-canção "Chega de Saudade", de autoria de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
É claro que essa informação é contestada por alguns especialistas, pois artistas como Dick Farney, Agostinhos dos Santos e Elizeth Cardoso também inspiraram esse novo ritmo. Aliás, foi em um disco da própria Elizeth, "Canção do amor Demais", do mesmo ano de 58, que a magia da bossa nova começou. E o tempero que faltava para o encanto acontecer veio de uma batida diferente, saída do violão de João Gilberto. Dono de um estilo próprio de composição e interpretação, João cantava baixinho e discretamente, sendo situado na vanguarda da música popular brasileira. ao seu lado, fizeram história Tom Jobim e Vinícius de Moraes, este último empregando recursos da poesia no intuito de valorizar a sonoridade da palavra como elemento musical, contribuindo para a renovação rítmica das letras e de seu conteúdo temático.

A nossa bossa

A Bossa Nova tomou corpo, e quase sem esforço conquistou o mundo, colocando em evidência a música brasileira. Hoje, passados 45 anos de seu nascimento, ela ainda se reinventa, e continua servindo de inspiração para as novas gerações. Um dos principais responsáveis por sua atualidade é associação com outros estilos, a lounge music, por exemplo. Em Londres e Nova York, onde começou a tendência, diversas casas oferecem espaços cheios de grandes sofás e poltronas (o significado da palavra inglesa lounge é lugar de descanso), e os freqëntadores conversam em um clima "cool", com músicas tranqüilas. A mesma tranqülidade com que João Gilberto entoava os hits de Bossa Nova e mostrava a batida de seu violão. Perfeito para servir de influência a um novo estilo. E serviu, como pode ser comprovado nos discos que reúnem músicas da Bossa Nova, como "Pure Brazil - The girls From Ipanema", da Universal.

Mas a nova Bossa parece não conhecer fronteiras, e também se uniu à forma mais dançante da música eletrônica, o Drum'N'Bass. Essa união pode parecer até paradoxal, já que este é um dos ritmos mais acelerados dentro da música eletrônica, mas há uma justificativa, explicada por um dos papa do Drum'N'Bass, o DJ Ramilson Maia. "Os compassos da melodia Bossa Nova se encaixam perfeitamente com a batida do Drum'N'Bass, além disso, sua harmonia serve como uma suavização dessas batidas aceleradas", diz Maia, que confessa: "a Bossa Nova é uma das músicas mais belas do planeta, nada mais natural que se atualizasse. Aliás, a fusão entra a música brasileira, especialmente a Bossa Nova, e a eletrônica, é hoje uma realidade presente em vários países", afirma.

Fonte: Revista Weril - Novembro/Dezembro - 2003 - ed. 150

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música