Qual instrumento musical de sopro é mais fácil de tocar?

By

João Marcondes

18 de Maio de 2018


joão marcondes


É notório que todos os instrumentos possuem níveis de execução. E cada instrumento possui uma escalada intensa para atingir os paradigmas que formam o mais alto nível instrumental. Responder então qual instrumento musical de sopro é mais fácil de tocar é um desafio peculiar.

Verifique: É uma afirmação falsa dizer que tocar percussão é mais fácil que tocar violão, ou que tocar violão é mais fácil que tocar flauta.

A falsa impressão de saber tocar está erroneamente em um instrumento de percussão se comparado a um instrumento de corda, ou sopro, sem dúvidas. E a mesma impressão se preserva na relação entre tocar violão ou saxofone. Ou saxofone e oboé.

Ocorre que se escolhermos uma família em detrimento a outra a falsa impressão perpetua.

Tocar pandeiro em um nível avançado, de domínio e expressividade, e repertório, é uma tarefa  complicada que demanda anos de dedicação.

A pergunta poderia ser então: “Qual é o instrumento de sopro mais fácil de se tocar mal?”

Faculdade de Música Souza Lima

Imagine pegarmos uma gaita diatônica ou uma escaleta, então.

  • Em ambos não precisamos desenvolver embocadura para a primeira tocada, basta soprar. Mas mesmo soprar com qualidade depende de outros desenvolvimentos.
  • A seguir combinar os sons movendo a gaita na boca, ou a escaleta pressionando as teclas com os dedos da mão direita – que remete a técnica.

Fácil então? Ao menos conseguimos tirar sons rapidamente, o que não organiza música.

No clarinete, trompete, trombone, flauta transversal, saxofone, a menção de realizar algo depende de uma adaptação dos lábios, da embocadura, e de um amplo controle do diafragma.

Então esses instrumentos são mais difíceis?

Para uma primeira menção, aparentemente sim.

Fato que tocar qualquer instrumento requer dedicação. E sobretudo orientação.

A orientação estreita o caminho e torna o seu grande sonho mais que o suficiente.

O instrumento musical de sopro mais fácil de tocar então é aquele que você mais gosta, pelo fato de mover dedicação. Atenção. Força de vontade.

Se o objetivo é tirar qualquer som em uma primeira soprada, com intuito e pretenção mínima, a gaita e a escaleta podem ser esse caminho. Mas lembre-se tocar a gaita com a qualidade de Toots Thielemans ou um Maurício Enhorn, é tarefa muitíssimo árdua, equiparável ao mais alto nível de qualquer outro instrumento.

ou tocar escaleta como Hermeto Pascoal?

Como então comparar esse nível de execução?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música