DESCUBRA A GITA DE RAUL

Raul Seixas era uma “esponja musical”, absorvia diferentes culturas, ritmos, leituras e filosofias para compor suas músicas. Um desses casos foi a música “Gita”. Composta por ele junto com o amigo Paulo Coelho, em 1974, foi inspirada no Bhagavad-Gitã, que seria a “Bíblia” da religião Hindu de Krishna. Essa religião é baseada no Panteísmo, que prega que Deus está em todos os elementos da natureza e não apenas em um só lugar.

Raul leu um dos textos sagrados e adormeceu com a mensagem na cabeça. Quando acordou, compôs junto com Paulo Coelho a letra, gravada no álbum de mesmo nome: Gita. O processo foi descrito na letra, logo no início:

“Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo procurando, foi justamente em um sonho que ele me falou:..”

O resto da música não é Raul cantando em primeira pessoa, e sim ouvindo o que lhe era falado:

“Às vezes você me pergunta, por que é que eu sou tão calado, não falo de amor quase nada, nem fico sorrindo ao teu lado...”

E o restante confirma a filosofia panteísta:

“Eu sou a luz das estrelas / eu sou a cor do luar / eu sou as coisas da vida / eu sou o medo de amar”

Nas palavras do próprio Raul: “Muita gente me pergunta o que é essa música... Gita vem de um livro indiano chamado Bhagavad-Gitã. Seria assim para eles o que seria a Bíblia para nós. Bhagavad-Gitã é um livro muito antigo, ninguém sabe realmente quem escreveu, talvez um dos livros mais antigos da humanidade e fala sobre a história da revelação do todo, do absoluto que é a vida, do que seria Deus, do que seria o segredo, a grande resposta. (...) O resto é que Krishna, essa representação divina do todo, fala para um guerreiro chamado Arjuna, no livro e diz para ele o que é a chave, a resposta da pergunta que ele fez. Então quando eu falo “eu sou isso”, “eu sou aquilo” não sou eu, Raul Seixas, de maneira nenhuma. É cada um de vocês. Porque nós somos tudo, nós somos a coisa mais importante no universo, porque o todo quis assim, nós somos o próprio propósito do processo histórico, equilíbrio cósmico, equilíbrio das coisas... então cada um é sua própria estrela, cada um gira em torno de si. “

“Gita” é um dos melhores trabalhos de Raul Seixas, indispensável para qualquer um que queira se aprofundar em sua obra.

Por Luciana Piva


radio_novabrasilfm

NOVABRASIL FM
São Paulo, 89,7 MHz
Rua Major Quedinho, 90 - 6o andar - Centro
São Paulo, SP - CEP 01050-030
WhatsApp do ouvinte:
(11) 943 805 100

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música