TIM MAIA OU JORGE BEN? QUEM É O VERDADEIRO “BABULINA”?

Jorge-Ben-Jor-e-Tim-Maia-Foto-Reprodução

Quem conhece bem a vida e obra de Jorge Ben Jor sabe que o cantor e compositor também é conhecido por “Babulina”. Mas você sabe de onde vem esse apelido?

Em uma época onde o rockabilly estava muito em alta, o adolescente Jorge Ben ganhou um presente do seu irmão mais velho (que era oficial da Marinha e viajava muito): um disco que estava na moda, com a música “Bop-a Lena”, clássico do rock de Mel Tillis, sucesso com Ronnie Self, além de uma camiseta com o nome da música estampado.  Jorge usava a camiseta e cantava a música de um jeito que dava a entender que ele dizia “Babulina”. Então o apelido pegou pela Tijuca e no Rio Comprido.

O que ele não contava é que outro garoto na época também possuía o mesmo apelido e não estava nem um pouco a fim de mudar. Era Sebastião Maia, o nosso Tim Maia! Morador da Zona Sul, era conhecido no bairro da Tijuca como “Tião Marmiteiro”, por trabalhar levando marmitas para o seu pai. Tim odiava esse apelido e queria livrar-se dele o mais rápido possível. Quando a música “Bop-a-Lena” estourou nas rádios cariocas, usava seu vozeirão para cantar a música e paquerar as garotas, em um inglês que também soava como “Babulina”.

Tim Maia soube de um garoto chamado Jorge Ben, mais alto e forte do que ele, que morava na Zona Norte do Rio e que também era conhecido pelo mesmo apelido há muito mais tempo, mas não quis nem saber em ceder “os direitos de uso” de “Babulina”. Inevitavelmente um dia os dois se encontraram… o “Babulina” da Zona Sul ficou de cara amarrada, enquanto o “Babulina” da Zona Norte tentou quebrar o gelo com seu jeitinho malandro, fazendo brincadeiras para descontrair.  No final, tudo foi resolvido em uma serenata no Beco do Mota e ali foi selada uma grande amizade!

Por Luciana Piva

http://novabrasilfm.com.br/wp-content/uploads/2017/07/logo-header-nova-brasil-branco.png

NOVABRASIL FM
São Paulo 89,7 MHz

Rua Major Quedinho, 90 – 6º andar – Centro
São Paulo, SP – CEP 01050-030

WhatsApp do ouvinte:
(11) 943 805 100

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música