NOTÍCIAS ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO SÓ NÃO VAI QUEM JÁ MORREU!

especial_historia_trio_1920x430

O trio elétrico virou o símbolo do carnaval baiano e hoje arrasta multidões pelas ruas de todo o Brasil, completando 67 anos de existência em 2018. Definitivamente a festa não seria a mesma sem ele! Mas você sabe como essa ideia começou?

O início de tudo foi em 1951, quando o Clube Recifense Vassourinhas convidou a dupla de músicos Dodô e Osmar para tocar no carnaval de Salvador, dentro de um Ford 1929 adaptado para a apresentação, com um amplificador ligado à uma bateria. A novidade foi um sucesso!

No carnaval do ano seguinte, um novo integrante juntou-se à dupla: Temístocles Aragão. Com essa formação, foram chamados de “Trio Elétrico”, nome que pegou instantaneamente entre outras bandas que passaram a se apresentar também em carro aberto. Com o passar do tempo, o tamanho dos carros foi aumentando para acompanhar o crescimento dos grupos. Caminhonetes e caminhões pequenos passaram a ser utilizados para melhor acomodar todo esse pessoal.

Na década de 70 os trios elétricos se profissionalizaram e viraram parte importante da cultura e economia baiana. As bandas que se apresentavam eram estritamente instrumentais até que Moraes Moreira inaugurou a fase vocal (inicialmente não existiam equipamentos suficientes que permitissem que os músicos cantassem). Baby do Brasil foi a primeira mulher a se apresentar em um trio elétrico, formado pelos integrantes dos Novos Baianos. Eles foram os responsáveis pela evolução do som, que passou das estridentes cornetas para as sólidas caixas de som.

O tempo passou e a venda de abadás foi instaurada para os foliões curtirem o cortejo bem próximos aos veículos, protegidos por um cordão que os separavam da “pipoca”, local onde os foliões sem abadá desfilam. A festa tornou grandes proporções e hoje atrai turistas do Brasil e do mundo todo, além de ser transmitida por praticamente todos os veículos de comunicação! Ou seja, não tem como ficar de fora!

Por Luciana Piva

http://novabrasilfm.com.br/

WhatsApp do ouvinte:
(11) 943 805 100

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

NELSON DE CASTRO Personagens da MEMÓRIA MUSICAL DE NOSSA TERRA