HOJE É DIA DE “DJAVANEAR”!

Djavan
Hoje um dos maiores cantores e compositores da MPB completa 69 anos. Djavan Caetano Viana nasceu no dia 27 de janeiro de 1949, em Maceió, capital de Alagoas. Suas músicas marcaram muitas histórias de amor ao longo do tempo e suas composições misturam jogos de palavras muitas vezes de difícil interpretação, sendo mais fácil “aprender japonês em braile” do que entender seu significado ao pé da letra! Mas esse é Djavan, com seu estilo único de compor e tocar! A NOVABRASIL FM listou abaixo 7 curiosidades para você conhecer um pouquinho mais sobre o artista:
1- Seu nome vem de um sonho que a sua mãe teve. Ela sonhou com um navio que se chamava “Djavan”. Sua família toda gostava de cantar e ele cresceu em um ambiente que favorecia seu interesse pela música.
2- Quando adolescente gostava muito de futebol e jogava bola como ninguém. Muitas pessoas pensavam que ele seguiria carreira no esporte ao invés da artística. Mas foi na escola que ele pegou um violão pela primeira vez. A identificação foi imediata e a partir dali soube que esse seria seu instrumento de trabalho.
3- Djavan gosta de compor as suas músicas no banheiro de casa, por causa da acústica que o lugar proporciona. Ele leva para lá o violão, o caderninho, o gravador e começa a trabalhar.
4- Mantém em seu sítio, em Araras (cidade próxima à Petrópolis – RJ) um orquidário com mais de 500 espécies. Também se interessa por arquitetura e coordena as construções e reformas de suas casas.
5- Parou de fumar e de tomar café há 27 anos e só come carne de peixe. Mantém uma alimentação saudável com muitas frutas, verduras e legumes e não dispensa um bom vinho.
6- Djavan precisa desmentir a toda hora o boato que circulou pela internet em 2008 sobre sua inspiração para a música “Flor de Lis”. Algumas pessoas pensam que ela foi composta supostamente para uma esposa e filha que faleceram, mas na verdade a música nem mesmo fala de uma experiência pessoal de Djavan.
7- Inventou o verbo “Caetanear” que faz parte da letra de “Sina”, em homenagem a Caetano Veloso. O amigo retribuiu a homenagem, gravando a mesma música usando o verbo “Djavanear”.
Por Luciana Piva
NOVABRASIL FM
São Paulo 89,7 MHz
Rua Major Quedinho, 90 – 6º andar – Centro
São Paulo, SP – CEP 01050-030
WhatsApp do ouvinte:
(11) 943 805 100









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música